Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:03:31
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

16/09/2019 às 16:03

Mato Grosso apresenta crescimento de 5,5% na produção industrial de julho

Depois de dois meses em queda, MT recuperou o fôlego da produção industrial, mas ainda está negativo quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Alline Marques

Mato Grosso apresenta crescimento de 5,5% na produção industrial de julho

Foto: Agência Brasil

O estado de Mato Grosso subiu 5,5% na produção industrial de julho com relação ao mês de junho. No entanto, quando comparado ao mesmo período do ano passado o percentual é de 3,2% negativo. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, comemorou o resultado que demonstra o crescimento do setor neste ano depois de dois meses em queda. Para ele, o estado passa por um momento de aceleração, mas ainda é preciso avançar no cenário de reformas e ajustes das contas públicas. 

“Na divulgação da Pesquisa Industrial Mensal apenas sete estados tiveram indicadores positivos, dentre eles, Mato Grosso com 5,5%, com a segunda maior variação positiva. Isto quer dizer que o dinamismo da economia de Mato Grosso tem impulsionado o setor no estado fazendo com que a indústria tenha uma aceleração desta capacidade depois de dois meses de queda”, explicou Gustavo.

Alguns setores como minerais, biocombustíveis e bebidas tiveram um aumento acentuado e está com boas perspectiva

“Reformas são essenciais porque com as contas estabilizadas os empresários sabem que não terão aumentos de impostos, solavancos econômicos ou outra recessão. Com isso, começa a contratar mais, gerar emprego para suprir esta capacidade que está ociosa e em outro momento fazer novas contratações e entraremos em um circo virtuoso da economia”, afirma o presidente. 

PIM-Regional

A indústria registrou queda de produção em oito dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho, em comparação a junho, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal-Regional (PIM-Regional). Em julho, a produção industrial nacional recuou 0,3% frente a junho, já o estado registrou a segunda maior variação positiva, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Já na comparação anual, quando comparado ao mesmo período de 2018, houve baixa de produção em sete dos 15 locais. Por essa base de comparação, a indústria recuou 2,5% na média nacional, Mato Grosso registrou queda de 3,2%, acima da média nacional.


A Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil produz indicadores de curto prazo desde a década de 1970 relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet