Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:02:44
informe o texto

Notícias / Geral

16/09/2019 às 17:28

Estado credenciará médicos legistas para atuar em cidades de difícil acesso

Impossibilitado legalmente de fazer novos concursos públicos, Governo abrirá credenciamento

Luzia Araújo

Estado credenciará médicos legistas para atuar em cidades de difícil acesso

Foto: Reprodução

O Governo de Mato Grosso irá credenciar médicos nos municípios que não contam com o serviço de medicina legal para atuar na atividade de médico legista. O edital foi assinado nesta segunda-feira (16) pelo governador, Mauro Mendes. 

Segundo o governador, dezenas de cidades do Estado não contam com esse serviço atualmente. Um delas, de acordo com Mendes, é Colniza (1.006 km distante de Cuiabá). “Quando uma pessoa morre em Colniza, por exemplo, o corpo é encaminhado para a cidade de Juína, para fazer o exame de autopsia. Isso pode levar até oito horas, para o corpo voltar a sua cidade de origem e realizar o sepultamento”, disse.  

O chefe do executivo destacou ainda que Mato Grosso está impossibilitado legalmente de fazer novos concursos públicos. Então, a solução encontrada pelos gestores foi fazer o credenciamento. “Os profissionais que se habilitarem passaram por um treinamento e prestaram, de maneira avulsa, esse serviço ao Estado”. 

O médico também irá atuar em outras situações, como nos exames de corpo de delito, em casos de estupro. “É uma pequena solução, mas de grande alcance para tentar minimizar o sofrimento das famílias vítimas de violência ou morte, que precisam se submeter a uma verdadeira “via crúcis””. 

O valor que será pago pelo serviço estará no edital de credenciamento que será publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (17). 

De acordo com o diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Rubens Okada, o principal objetivo do credenciamento é amenizar o sofrimento dos familiares que perdem um parente ou da vítima de um crime de violência sexual ou Maria da Penha.

“Queremos amenizar a dor do parente ou da vítima para ela não ter que deslocar quilômetros e quilômetros até chegar em uma das nossas unidades, fazer o exame e ainda ter que retornar. Por isso, muitas vezes, a vítima acaba desistindo de fazer o exame e acaba prejudicando a percepção penal, por ausência de provas”. 

Okada disse ainda que 17 municípios do Estado serão polos para o credenciamento. Após a seleção o interessado passará por uma capacitação ministrada pelo órgão e depois será disponibilizado o serviço, seguindo as informações do edital. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet