Cuiabá, sábado, 19/10/2019
05:36:41
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/09/2019 às 18:17

Falta de chuva não ameaça produtores no plantio da soja

“Esse clima não nos assusta”, afirmou o secretário Municipal de Administração de Água Boa

Gabriella Arantes

Falta de chuva não ameaça produtores no plantio da soja

Foto: Reprodução

O calor intenso e as poucas chuvas não ameaçam a safra de soja 2019/2020 em Água Boa (730 km de Cuiabá). De acordo com  dados da Associação dos Engenheiros Agrônomos, a área plantada  deverá registrar um aumento de 5%, alcançando 200 mil hectares. 

Segundo o secretário Municipal de Administração de Água Boa, Luiz Omar Pichetti, os produtores da região não estão se sentido ameaçados com o clima seco. “É um momento de expectativa, em duas ou três semanas as chuvas vão começar, esse clima não nos assusta, é normal”, disse.

A falta de chuvas no início do ciclo da soja está preocupando alguns produtores de Mato Grosso, uma vez que as temperaturas estão atingindo 40 graus durante o dia. Na capital do estado, foi registrado 42,3°C, a mais alta temperatura dos últimos 108 anos, desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz essa medição. 
 
O secretário afirmou que os produtores do município estão bem preparados para o plantio da soja. “Todos os insumos, adubos fertilizantes, defensivos agrícolas e maquinários  já estão preparados, a expectativa é que a safra vai ser grande”, finalizou. 

De acordo com os dados da  Somar Meteorologia, as chuvas devem retornar ao Centro-Oeste no fim de setembro. Apesar disso, a precipitação não vão acontecer de maneira generalizada, ficando restrita a algumas áreas agrícolas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet