Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:54:41
informe o texto

Notícias / Esporte

20/09/2019 às 11:10

Dia do atleta paralímpico será celebrado com jogos recreativos de esportes adaptados

Pessoas com e sem deficiência participam do evento no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá

Leiagora

Dia do atleta paralímpico será celebrado com jogos recreativos de esportes adaptados

Foto: Cida Rodrigues

No sábado (21), atividades de esporte e lazer promovem a integração entre pessoas com e sem deficiência em comemoração ao dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado no domingo, 22 de setembro.  O evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, das 8h às 11h30, e contará com jogos recreativos de esportes adaptados.

Atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, golbol, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei e vôlei sentado são as modalidades que serão praticadas durante o evento por alunos com deficiência de escolas regulares e de instituições para deficientes e alunos sem deficiência da Escola Arena.

A ação faz parte do Festival Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecerá em mais de 50 cidades em todo o país. Em Cuiabá, está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com o apoio de diversos parceiros das iniciativas públicas e privadas, dentre eles, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).

“Será um dia para comemorar, promover a prática esportes adaptados e principalmente para conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, anuncia Rodrigo de Camargo Siqueira, superintendente de Esporte e Lazer da Secel.

A programação será conduzida por cerca de 60 voluntários qualificados durante quatro dias de curso sobre a utilização do esporte como ferramenta de convivência e socialização. De 17 a 20 de setembro, acadêmicos, professores e demais voluntários participaram da capacitação na Arena Pantanal que incluiu conteúdos com fundamentos e regras das modalidades esportivas adaptadas para deficientes. 

“Essas pessoas que se interessaram em ajudar receberam aprendizado que os qualificam para atuar nesse evento e em qualquer outro espaço relacionado ao esporte paralímpico. Com essa capacitação, muitos professores também viram que é possível levar o esporte adaptado para as escolas”, explica o superintendente.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. A data dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005. 

Mais homenagens

Além do evento neste sábado, outras ações feitas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), completam a programação de homenagens em prol do fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência.  

No dia 17, houve a entrega do prêmio Maria Auxiliadora (Dodora). No dia 21, às 18h, no Shopping Estação Cuiabá, haverá o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível. No dia 25, gestores de assistência social dos municípios se reúnem para discutir a garantia de direitos e fortalecimento de participação social. E no dia 26, na Assembleia Legislativa, acontecem o 1º Simpósio de Educação e Saúde da Pessoa Surda e a audiência pública sobre o Dia Nacional de Luta e Inclusão da Pessoa Surda na Educação.
Com informações da Assessoria, Cida Rodrigues Secel-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet