Cuiabá, terça-feira, 19/03/2024
01:48:56
informe o texto

Notícias / Geral

20/09/2019 às 11:01

​Depressão infantil: como escola pode auxiliar no diagnóstico

Psicopedagoga explica que professores podem perceber sintomas da doença e alertar aos pais

Leiagora

​Depressão infantil: como escola pode auxiliar no diagnóstico

Foto: Reprodução

Não é por menos que a escola é popularmente conhecida como a “segunda casa” de uma criança: é nela que os pequenos passam boa parte do seu dia, desenvolvem atividades e estão em constante evolução. Assim, é natural que os professores, tutores e o corpo técnico de uma escola percebam, a qualquer mudança de comportamento, que algo pode estar acontecendo.

Mudança de humor, irritabilidade, isolamento ou choro excessivo são sinais de atenção. Durante o Setembro Amarelo, campanha brasileira que fala sobre prevenção do suicídio mas também alerta para doenças e transtornos mentais que podem levar a isso, a psicopedagoga Ivete Barros afirma que, no caso das crianças, a escola pode ser um importante canal de informação. 

“Precisamos sempre estar atentos às mudanças comportamentais de um aluno. Assim como é na escola que muitos diagnósticos como hiperatividade ou déficit de atenção são percebidos, também é no ambiente escolar que podemos entender alguns indicativos de quadro depressivo nos pequenos”, afirma Ivete, que é diretora e proprietária do Educandário Jardim das Goiabeiras. 

A psicopedagoga, no entanto, reforça que não é um professor ou diretor que fará diagnóstico de qualquer que seja o problema. “Nosso papel, além de ensinar e educar, é perceber as mudanças, por mais sutis que elas possam acontecer. Por isso mesmo, a qualquer sinal de alteração no comportamento ou humor de uma criança, nós chamamos os pais ou responsáveis, sentamos com eles e sempre sugerimos procurar especialistas da área”, completa. 

DEPRESSÃO INFANTIL
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década. A patologia é relativamente nova. A literatura médica reconheceu a depressão infantil apenas na década de 1970. Antes, os casos eram considerados raríssimos ou inexistentes.

Como alerta a psicopedagoga Ivete Barros, o acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento da depressão infantil. Casos mais leves podem ser controlados com psicoterapia, enquanto os mais graves podem exigir a utilização de tratamento medicamentoso. Pais, professores, médicos e psicólogos devem trabalhar em conjunto para acompanhar a criança e estimular seu desenvolvimento. 

EDUCANDÁRIO
Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso. 

A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música.

O Educandário Jardim das Goiabeiras atende alunos de quatro meses a seis anos e está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 99976-9516.
Informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet