Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:12:26
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

25/09/2019 às 09:06

Crescimento da produção garante alta de 5% na importação de soja

Segundo o executivo da estatal chinesa, nos últimos 18 meses, o mercado viu tradings saindo do País e outras tentando desinvestir

Leiagora

Crescimento da produção garante alta de 5% na importação de soja

Foto: Reprodução

A trading estatal chinesa Cofco International estima que o crescimento da produção nacional de soja garantirá a expansão de 5,0% ao ano prevista para 2020, afirmou nesta terça-feira, 24, o diretor da companhia no Brasil, Valmor Schaffer. Nas estimativas da Cofco International, a produção brasileira de soja poderá atingir 122 milhões de toneladas em 2020.

"Outro fenômeno no Brasil, e globalmente, é que há uma forte consolidação. A consolidação, mais um crescimento na produção, dá segurança no nosso crescimento", afirmou Schaffer, em palestra na abertura do FT Commodities Americas Summit, promovido pelo jornal <i>Financial Times</i>, no Rio.

Segundo o executivo da estatal chinesa, nos últimos 18 meses, o mercado viu tradings saindo do País e outras tentando desinvestir. Embora tenha mencionado a consolidação do setor, Schaffer acredita que será possível atingir a meta de crescer 5,0% ao ano, mesmo sem adquirir nenhuma empresa no Brasil.
Mês passado, o chairman da Cofco International, Jingtao (Johnny) Chi, informou, durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, a meta de crescer as compras de soja brasileira em 5,0% ao ano. Nas estimativas do executivo, em 2022, as compras da Cofco no Brasil devem passar de 60 milhões de toneladas, em diversos produtos.

Na palestra desta terça-feira no Rio, ao ser questionado sobre a sustentabilidade do crescimento da produção de soja no Brasil, Schaffer citou a moratória, exercida pelas tradings globais, sobre as compras de produção oriunda do Bioma Amazônico. Segundo ele, a produção de soja e de milho é atividade que não pode ser feita sem sustentabilidade ambiental.

"Monitoramos as áreas das quais compramos soja no Brasil, e somos monitorados por consultorias", afirmou Schaffer, que reafirmou a intenção da Cofco de investir em infraestrutura para agricultura no País.

 
Direto de São Paulo, Mariana Durão e Vinicius Neder, Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet