Cuiabá, quinta-feira, 14/11/2019
05:24:00
informe o texto

Notícias / Polícia

26/09/2019 às 08:36

PF deflagra operação para combater extração ilegal de ouro no Estado

A operação foi deflagrada após investigações sobre um avião, carregado de ouro, ser localizado na cidade de Aripuanã

Luzia Araújo

Quatro municípios de Mato Grosso são alvos da “Operação Trypes” deflagrada pela  Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (26), para investigar irregularidades na extração de ouro em garimpos do Estado. Os mandados de prisão estão sendo cumpridos nas cidades de Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta.
 
A operação foi deflagrada após investigações sobre um avião carregado de ouro localizado na cidade de Aripuanã, em junho deste ano. Dois homens foram presos no flagrante. Na aeronave foram encontrados 6,5 quilos de ouro avaliados em R$ 7 milhões.

As investigações apontam que a comercialização ocorria por meio de um articulado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas para esta específica finalidade criminosa.

Os presos depois de passarem por exame de corpo e delito serão encaminhados para as cadeias públicas da cidade ou região em que residem. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso e o inquérito corre em segredo de justiça.

Nome da operação

O nome da operação deriva da palavra grega “trypes” que significa “buracos”. Esta é uma alusão à situação em que ficou a região após a ação dos criminosos.

Atualizada às 10h

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet