Cuiabá, quinta-feira, 24/09/2020
04:02:15
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/09/2019 às 08:55

Município no interior de MT terá usina de energia solar pública

A abertura dos envelopes com as propostas de preço será no dia 11 de outubro

Leiagora

Município no interior de MT terá usina de energia solar pública

Foto: Reprodução

A prefeitura de Cáceres abriu processo licitatório de concorrência pública com o menor preço global, para a construção de uma usina minigeradora de energia solar fotovoltaica de 2.335kWp na sede da prefeitura que vai atender todos os órgãos municipais.

A abertura dos envelopes com as propostas de preço será no dia 11 de outubro, na sala da licitação da Secretária de Administração.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, disse que será a maior usina de energia solar pública de Mato Grosso e a economia mensal da prefeitura será de cerca de R$ 500 mil. “E considerando a vida útil das placas solares, de 25 a 30 anos, a estimativa é que o município economize em torno de R$ 180 milhões”, frisou o prefeito, ressaltando que a iniciativa revela a preocupação da administração municipal com a energia limpa, sustentabilidade, aquecimento global e preservação do meio ambiente.

O coordenador de iluminação pública, engenheiro Bruno Renostro, explicou como funciona o processo de captação e de pagamento de conta de energia. “Nós vamos captar a energia do sol e transformar em energia elétrica. Cada metro tem uma capacidade de produção, para conseguirmos a energia necessária a todos os prédios da prefeitura como escolas, unidades de Saúdes. Precisamos de uma área de 6.000 placas, que totalizam 20 mil metros quadrados, a serem transformados em cobertura para estacionamento de carros e ônibus escolares. A prefeitura vai repassar para Energisa toda energia captada, a Energisa vai transformar em crédito e abater na conta de energia da prefeitura”, explicou o engenheiro eletricista.

 
Por Agência de Notícias da AMM/ Assessoria da Prefeitura

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet