Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
12:34:33
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/09/2019 às 10:30

Florestas plantadas geraram 4,2 bi de toneladas de gás carbônico em 2018

O balanço mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revela que, desde 2000, o valor da produção da silvicultura supera o do extrativismo vegetal

Leiagora

Florestas plantadas geraram 4,2 bi de toneladas de gás carbônico em 2018

Foto: Reprodução

O setor de florestas plantadas no Brasil resultou no estoque de 4,2 bilhões de toneladas de gás carbônico equivalente em 2018, conforme estimativa da Indústria Brasileira de Árvores (IBá), divulgada, em nota, pelo Ministério da Agricultura.

O sequestro de carbono ocorreu na área conservada pelo segmento, em uma extensão aproximada de 5,6 milhões de hectares. Outros 22,4 mil hectares degradados foram recuperados por programas ambientais do setor.

O balanço mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revela que, desde 2000, o valor da produção da silvicultura supera o do extrativismo vegetal.

O Ministério da Agricultura sustenta que esses dados demonstram que as florestas plantadas diminuem a demanda sobre as florestas nativas.

"Hoje, a demanda industrial de madeira é suprida em 90% pelas florestas plantadas. Ou seja, estimular as florestas plantadas ameniza a pressão sobre as florestas nativas", defendeu, em nota, o coordenador-geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Fagundes Salomão.
Direto de São Paulo, Rayssa Motta - Especial para a AE, Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet