Cuiabá, terça-feira, 15/10/2019
19:39:44
informe o texto

Notícias / Esporte

30/09/2019 às 16:32

Várzea Grande sediará fase estadual de esportes individuais dos Jogos Escolares

A solenidade de abertura da competição escolar acontecerá na quinta-feira (03.10), às 19h, no Ginásio Fiotão

Leiagora

Segundo maior município de Mato Grosso em número de habitantes, Várzea Grande será a sede das disputas das modalidades esportivas individuais na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019. A solenidade de abertura será na quinta-feira (03.10), às 19h, no Ginásio Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, que foi reinaugurado recentemente após passar por reforma  que o transformou em um Complexo Esportivo.

A competição prossegue até o dia 06 de outubro no próprio ginásio e em outras praças esportivas da cidade e também da vizinha Cuiabá.

Nessa fase estadual de modalidades individuais, os 32 municípios inscritos serão representados por estudantes de 270 instituições de ensino públicas e privadas mato-grossenses. Entre técnicos e atletas, mais de 1600 participantes serão acolhidos e acomodados pela Prefeitura de Várzea Grande, parceira da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na realização do evento.

Com disputas nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, o evento reúne estudantes de todo o Estado, divididos por faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. 

Os campeões e campeãs estaduais em cada modalidade garantem vaga para a etapa nacional da competição escolar que acontecerá em novembro, em Blumenau (SC).

O atletismo é a modalidade que contará com maior número de participantes (600 no total e 13 por município), por incluir mais de vinte provas diferentes, como corridas de 75 a 3 mil metros, corridas com barreira, salto em altura, lançamento de disco, dentre outras.

Outra modalidade com provas diversas será a natação, com disputas nos estilos borboleta, peito, costas, livre, medley, além dos revezamentos. 

De maio a agosto, a Secel realizou 10 etapas regionais do Jogos Escolares das modalidades coletivas, envolvendo todos os municípios mato-grossenses. Mais duas etapas estaduais consagraram as equipes campeãs mato-grossenses, que, em setembro, disputaram a fase nacional - Regional Verde, em Palmas (TO), buscando a classificação para a etapa final brasileira. 

“Estamos muito contentes por chegar até aqui. Conseguimos realizar as etapas regionais e estaduais, organizamos a ida da delegação mato-grossense para Palmas e definimos as equipes campeãs das modalidades coletivas que representarão Mato Grosso na fase nacional dos Jogos Escolares. E agora, vamos efetivar essa última etapa estadual e descobrir quais serão nossos representantes nos esportes individuais”, comemora o secretário da Secel, Allan Kardec. “Com certeza, vamos ter ótimas competições em Várzea Grande”, conclui.

Serviço

Jogos Escolares – abertura da etapa estadual das modalidades individuais

Data: quinta-feira (03.10), às 19h

Local: Ginásio Fiotão, em Várzea Grande/MT

Jogos Escolares da Juventude

Consolidados como o maior e principal evento esportivo estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil.

As fases brasileiras são organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e  divididas em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, que inclui os esportes individuais, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. Neste ano, a etapa nacional vai acontecer em Blumenau, de 15 a 30 de novembro.
 
Com informações da Assessoria, Cida Rodrigues | Secel-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet