Cuiabá, terça-feira, 15/10/2019
19:37:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

01/10/2019 às 17:25

Usina com capacidade de produção até 360 milhões de biodiesel é inaugurada em Cuiabá

A planta em Cuiabá é sétima maior do setor e responsável pela geração de cerca de 100 novos empregos na capital diretos.

Gabriella Arantes e Alline Marques

Usina com capacidade de produção até 360 milhões de biodiesel é inaugurada em Cuiabá

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom MT

Com capacidade de produção de até 360 milhões de litros de biodiesel ao ano, a Delta Energia inaugurou, nesta terça-feira (01.10), a segunda unidade da usina no Brasil e passa a ser o quinto maior produtor do combustível no país. A planta em Cuiabá é sétima maior do setor e a responsável pela geração de cerca de 100 novos empregos na capital diretos.

A fábrica ocupa uma área de 50 mil m² e está apta a usar óleo vegetal e gordura animal para a produção de biodiesel B100. A usina foi instalada em uma planta localizada no Distrito Industrial que estava paralisada há seis anos. O espaço recebeu investimentos em manutenção, reforma e ampliação, que resultaram na modernização de suas instalações.

O superintendente da Delta Energia, Silvio Roman, destacou a importância de Mato Grosso para o setor de biodiesel, já que o estado é o maior produtor de soja do mundo e está em segundo na produção do biocombustível. Além disso, ele contou ter recebido o apoio do governo para a vinda da empresa para o estado.

“Adquirimos a planta em janeiro e fizemos a ampliação. Mato Grosso é estratégico porque temos a matéria prima no estado. Estamos no seguimento há praticamente nove anos com uma unidade em Mato Grosso do Sul e vimos a oportunidade de vir para Mato Grosso com o apoio do estado”, relatou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, afirmou que a chegada da usina representa um reforço à estratégia de incentivo ao biocombustível, colocando Mato Grosso num cenário de liderança no setor, além de trazer uma produção sustentável.

“É importante para o desenvolvimento do estado, para quem olha para Mato Grosso e percebe este mercado disponível. Não há crise que supere um espírito empreendedor”, comentou.

O governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou que é a vinda da usina representa um investimento importante de um setor em desenvolvimento no nosso país e a expectativa é de crescimento de até 50% a demanda. Além disso, ele lembrou que a empresa foi instalada numa planta que estava desativada há mais de cinco anos, o que acaba colaborando para o desenvolvimento.

Mendes disse acreditar no potencial da empresa para que se torne líder no segmento e isto só beneficia Mato Grosso. “Pela característica da empresa e a oportunidade que o mercado e Mato Grosso oferece não tenho dúvida que venha a ser líder e este é um desafio em conjunto fazer crescer a produção em Mato Grosso beneficiando o estado”, afirmou.

A Delta já obteve todas as autorizações de licenças junto aos órgãos reguladores para funcionar. A comercialização será realizada por meio de licitações públicas promovidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet