Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:07:12
informe o texto

Notícias / Geral

04/10/2019 às 11:43

MPMT incentiva reciclagem e ajuda projeto que ampara animais abandonados

Membros, servidores e visitantes podem participar e contribuir com as ações de amparo às centenas de animais abandonados em situação precária na Capital

Leiagora

Hoje - 4 de outubro - é Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da natureza. E para comemorar a data, o Ministério Público de Mato Grosso reforça a campanha interna de incentivo à reciclagem, em parceria com o Projeto Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco), em Cuiabá. Membros, servidores e visitantes podem participar e contribuir com as ações de amparo às centenas de animais abandonados em situação precária na Capital, que são socorridos e disponibilizados para adoção em todo o estado. 

A campanha consiste na arrecadação de frascos vazios de desodorantes em spray (aerosol) e doação desse resíduos para o projeto Lunaar que, além de amparar animais em situação de rua, ainda dá a correta destinação aos frascos. Existem dois pontos de coleta, um na Procuradoria-Geral de Justiça, no piso térreo e próximo ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), e outro na sede das Promotorias de Cuiabá, no térreo ao lado do registro de ponto. Mas atenção: são aceitos exclusivamente frascos de desodorante por serem 100% alumínio. 

A proposta é contribuir para melhorar o meio ambiente com o descarte adequado de resíduos poluentes e, ao mesmo tempo, salvar a vida dos animais. As embalagens, que antes seriam depositadas nos lixões e demorariam centenas de anos para se decomporem, são vendidas e os recursos revertidos para as ações de proteção animal e manutenção do projeto. 

Segundo o site Ecycle, latas de alumínio demoram de 200 a 500 anos para se decompor na natureza (aterros) e, nos oceanos, jamais se corroerão. Então faça a sua parte e contribua!

Projeto Lunaar - O projeto Luta e União de Amigos para Animais em Risco surgiu em  2017 pela união de protetores da causa animal. A iniciativa leva mensagens, busca conscientizar e defende bandeiras de respeito aos animais, importância da adoção, castração, vacinação e luta contra o preconceito com os animais sem raça definida. Atualmente o projeto conta com mais de 100 voluntários e milhares de simpatizantes, além de diversas parcerias que ampliam ainda mais a paixão por ajudar os animais. 

O Lunaar alimenta diariamente mais de 500 animais e, na maioria das vezes muitos estão desnutridos e doentes. Sempre que possível, os animais em condições precárias são levados a veterinários, são reabilitados e direcionados para adoção. Como o projeto não possui sede própria, são os voluntários e simpatizantes que disponibilizam um cantinho chamado de “lar temporário” para esses animais até que eles encontrem sua nova família. 

Dia Mundial - As comemorações começaram em Florença, Itália, no ano de 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejadas em todo o mundo. O 4 de outubro foi originalmente escolhido para o Dia Mundial dos Animais porque é o dia da festa de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais. 
Da assessoria, Ana Luíza Anache/MPMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet