Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
17:24:26
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/10/2019 às 08:00

Governo federal pensou em transferir capital para região do Araguaia; conheça história

Água Boa foi fundada em 1975 por agricultores vindos do sul e sudeste do país

Gabriella Arantes

Governo federal pensou em transferir capital para região do Araguaia; conheça história

Foto: Reprodução

Você sabia que a região do Araguaia passou a ser colonizada como estratégia do governo federal para, em caso de necessidade, transferir a capital do país para o interior? Isto ocorreu na década de 1940 e foi assim que o município de Água Boa surgiu. A história é contada por um dos pioneiros da cidade ao Portal Leiagora dada durante uma expedição da equipe de reportagem na localidade. 

Fundada no dia 9 de julho de 1975, por agricultores vindos do sul e sudeste do país, Água Boa está situada no meio do Vale do Araguaia, e tem hoje uma população de 25 mil habitantes. O município foi habitado inicialmente por etnias indígenas que já desapareceram, em seguida os Xavantes chegaram à região e acabaram se adaptando. Eles vivem integrado à cidade até hoje.

Na década de 1940, foi realizada a primeira iniciativa não governamental de ocupar a região, a Expedição Roncador-Xingu, que seguia pela BR-158, e tinha como um de seus objetivos a procura de um lugar mais seguro para, em caso de necessidade, transferir a capital da República para o interior.

Já entre 1950 e 1960, o governo realizou a doação de áreas mato-grossenses de 10 mil hectares para produtores e empresários da região sul e sudeste do país.

“A colonização veio e fortaleceu a nossa região, foi rápido, os colonos chegaram se estabeleceram e criaram um núcleo em Água Boa. Aqui não tinha nada, só tinhas as casas. Os fazendeiros se juntaram aos agricultores que chegaram, e começamos a trabalhar para criar uma vila, uma infraestrutura, que pudesse beneficiar o pessoal que estava chegando”, contou o secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Germano Luiz Zandoná, que também foi o primeiro prefeito da cidade.

Com o objetivo de auxiliar no processo produtivo da cidade. Na época a principal atividade econômica do município era o arroz. Foi então que os produtores se juntaram que criaram a Coopercana - Cooperativa Agropecuária Mista Canarana Ltda. “Foi um grande desenvolvimento para Mato Grosso a chegada da Coopercana, o agronegócio no estado se deve muito a essa cooperativa. Com ela começou a se fazer pesquisas de produção de produto de soja, milho e gergelim”, relatou Germano.

Após a chegada de paulistas atraídos pelas terras baratas para a criação de gado, a pecuária passou a ser referência na comercialização de bovinos. Além da pecuária a agricultura também é uma das atividades mais importantes do município, sendo destaque na cultura de soja e do arroz.

“Eu considero Água Boa um milagre de Deus, aqui era uma terra abandonada que não valia nada. Nós criamos a comissão de emancipação da região, a qual foi trazendo diversas escolas, posto de saúde, delegacia de polícia, fomos criando uma estrutura que foi se desenvolvendo e se tornando uma cidade”, disse o ex-prefeito.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet