Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:40:31
informe o texto

Notícias / Geral

06/10/2019 às 01:39

Associação reúne jornalistas profissionais de MT e é voltada para a qualificação profissional

Confraria de Jornalistas é fundada

Leiagora

Associação reúne jornalistas profissionais de MT e é voltada para a qualificação profissional

Foto: Edson Rodrigues

Uma das profissões que mais tem experimentado mudanças em sua essência é o jornalismo. Novas linguagens, predominância da tecnologia, formatos inovadores de veículos e o fenômeno das fake news impactam o cotidiano dos jornalistas. Qualquer um que tente apontar para onde irá o jornalismo nos próximos anos corre grande risco de errar na projeção. 

Em meio a esse turbilhão de novidades, foi fundada neste sábado (05.10) a Confraria de Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso, uma associação sem fins lucrativos voltada para o fortalecimento da atuação dos profissionais no estado. “Nosso foco principal é apoiar o jornalista na sua qualificação profissional, pensando em todas as oportunidades que o mercado de trabalho pode apresentar”, observa a presidente da Confraria, Ana Karla Costa. 

O próximo passo, explica a jornalista, é elaborar um plano de atividades para apresentar aos “confrades”. “Até novembro, teremos um planejamento com a agenda das primeiros ações”, revela Ana Karla. 

Para participar, os jornalistas precisam se associar. A anuidade para manutenção da Confraria terá início em janeiro de 2020. “Nosso intuito é a Confraria torna-se autossuficiente com o tempo, a partir da receita que teremos com a realização de eventos e cursos de qualificação”, afirma a vice-presidente Camila Bini. 

Na reunião de fundação da Confraria participaram cerca de 30 jornalistas e representantes da Confraria de Profissionais de Marketing de Mato Grosso. 

A ideia de criação de um fórum para discussão e troca de conhecimentos sobre a atividade jornalística começou informalmente, num grupo de Whatsapp composto por comunicadores em busca de qualificação e oportunidades de trabalho. A iniciativa tomou corpo em maio deste ano, quando foi realizado um grande encontro. “Entendemos como poderíamos funcionar e agora estamos tirando a ideia do papel”, comenta Ana Karla. 

A confraria tem uma diretoria executiva formada por Ana Karla Costa (presidente), Camila Bini (vice-presidente), Thielli Bairros (secretária), Gláucio Nogueira (secretário suplente), Sandra Amorim (tesoureira) e Ivana Maranhão (tesoureira suplente). O Conselho Fiscal foi formado por Rodrigo Vargas, Elaine Andrade e Pamela Muramatsu, sendo conselheiros suplentes Priscila Mendes, Francisca Medeiros e Maíza Prioli. 

A próxima reunião ampliada da Confraria será em novembro.
Direto da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet