Cuiabá, quarta-feira, 13/11/2019
13:49:41
informe o texto

Notícias / Geral

14/10/2019 às 17:28

Hipertensão arterial em crianças e jovens exige atenção

No mundo, a chamada pressão alta é a causa da morte em 51% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).

Leiagora

Hipertensão arterial em crianças e jovens exige atenção

Foto: Divulgação

A hipertensão arterial não é uma preocupação apenas dos mais velhos. Afinal, alguns fatores podem provocar o problema em crianças e jovens. No mundo, a chamada pressão alta é a causa da morte em 51% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, provoca doenças como diabetes e colesterol alto, além de problemas renais. Em sua maioria, os casos têm relação direta com a má alimentação.

Cuidados

Para garantir que crianças e adolescentes consumam menos açúcar e mantenham uma alimentação balanceada e saudável é preciso incentivar. Por isso, os pais precisam dar o exemplo, mantendo também uma dieta equilibrada, evitando o consumo excessivo de frituras, hambúrgueres, batatas fritas e gordura.

Esses alimentos, de acordo com nutricionistas, possuem muito sódio, além de uma substância chamada glutamato monossódico, que aumenta o sabor e ativa o sistema nervoso central, elevando assim a pressão arterial. Até os dois anos, é recomendável não ingerir açúcar.

Atitudes

Dessa forma, evite manter a dispensa com um estoque de doces. Isso não significa radicalizar. Afinal, em algumas situações é praticamente inevitável o consumo. O problema aqui é o exagero, transformando a prática em rotina.

Beber água e praticar exercícios são ações recomendáveis, pois previnem que a doença se desenvolva. Além disso é muito importante consultar o médico periodicamente.

 
Direto Da Redação - Júnior Batista - Estadão Conteúdo 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet