Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:31:00
informe o texto

Notícias / Geral

19/10/2019 às 08:29

Descobriu caroço estranho no seio? Veja o que fazer

Conforme Ellen, a vítima de um câncer terá que ser acompanhado pelo resto da vida. Isso porque, a doença pode voltar.

Fernanda Leite

Descobriu caroço estranho no seio? Veja o que fazer

Foto: Leiagora

O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres brasileiras. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que serão 59,7 mil novos casos este ano no país, sendo 680 em Mato Grosso e 220 em Cuiabá.

 

E você, já se tocou, sabe como se prevenir desta doença? O leiagora/LTV tirou algumas dúvidas de como se prevenir, do que fazer, caso o exame detecte o aparecimento de nódulo na área mamária.

 

A responsável técnica da Saúde da Mulher da SMS, Hellen Marley da Silva Anunciação, explica que o primeiro passo é realizar um autoexame. Veja abaixo como fazer.

 

“Se ela já saber fazer, se tocar, e perceber algo de errado a mulher deve procurar uma unidade de saúde onde terá profissionais capacitados para auxiliá-la. Se descoberto algum caroço, a unidade irá solicitar o exame, um diagnóstico ou ultrassom ou mamografia. Se o resultado sair e for um câncer maligno ela para uma unidade referência. Vai ser regulada na hora. Todo o processo demora entre 3 a 4 meses, dependendo de como está a fila [de regulação]”, explica.

 

Hellen lembra que hoje, as mulheres procuram mais por ajuda médica, principalmente neste mês de outubro, mês de campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Segundo ela, mulheres e homens e todas as idades podem ter o nódulo.

 

“O câncer de mama não tem idade. Pode ser na adolescência ou adulto, porém, aparecem mais em mulheres de idade entre 25 a 69 anos. E a duração do tratamento depende de qual tratamento vai ser aplicado. Se for ressecção do nódulo, ela passa a ser acompanhada, se for   maligno ela pode retirar o nódulo, ou fazer uma quimioterapia ou a retirada do seio (mastectomia). Isso depende de como está a situação, só um médico poderá dizer qual o melhor tratamento.  Quando ela está com câncer instalado bem acometido e para não dar uma metástase que o tumor vai para o pulmão, neste caso é necessário retirar a mama”, conta.

 

A técnica da Saúde orienta que as mulheres façam o autoexame, pare de fumar, deixe de beber e evite comer carne vermelhar. “Mudança de habito alimentar é o primeiro passo. Evitar alimentos com conservantes, por exemplo, a pessoa tem menos chances de ter um câncer”, lembra.

 

Conforme Ellen, a vítima de um câncer terá que ser acompanhado pelo resto da vida. Isso porque, a doença pode voltar. 

 

“O câncer pode voltar se não houver acompanhamento mesmo se foi realizado a mastectómica. A pessoa nunca vai deixar de ser atendida. Seja ela homem  ou mulher. Para cada  80 mulheres 1 é homem, conforme dados do Inca. Em crianças existe a possibilidade, mas é raro”, concluiu.

 

Prevênção

 

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.

 

Em frente ao espelho:

 

Posicione-se em frente ao espelho;

 

Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

 

Coloque as mãos na cintura fazendo força;

 

Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

 

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.Em pé (pode ser durante o banho)

 

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

 

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

 

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

 

Sinta a mama;

 

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

 

Repita os movimentos na outra mama.

 

Deitada

 

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;

 

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

 

Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

 

Depois apalpe as axilas;

 

Inverta o procedimento para a mama esquerda. Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet