Cuiabá, quinta-feira, 14/11/2019
05:25:35
informe o texto

Notícias / Política

16/10/2019 às 21:11

Deputados proíbem conselheiros substitutos de disputarem presidência do TCE

O ex-deputado estadual e conselheiro, Guilherme Maluf, deverá ser eleito presidente da Corte na próxima eleição

Fernanda Leite

Deputados proíbem conselheiros substitutos de disputarem presidência do TCE

Foto: Assessoria

Por 19 votos a 0, os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2019  que proíbe conselheiros substitutos de disputar ou votar na eleição para presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Veja texto da PEC.

A Proposta segue para a redação final, ou seja, para que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), promulgue para virar lei e ser inclusa na Constituição Estadual.

A PEC 19 altera o artigo 49 da Constituição Estadual. Conforme a mensagem, “na eleição da Mesa Diretora do Tribunal de Contas, somente os Conselheiros poderão votar e ser votados, ainda que em gozo de licença, férias ou afastamento legal”.

Ainda, somente conselheiros titulares poderão ocupar a presidência e vice-presidência da Corte. “O auditor, quando em substituição a Conselheiro, não poderá exercer a presidência e a vice-presidência da Mesa Diretora e terá as mesmas garantias e impedimentos do titular, e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de Juiz de Entrância Especial”.

O ex-deputado estadual e conselheiro, Guilherme Maluf, deverá ser eleito presidente da Corte na próxima eleição. O atual presidente, Campos Neto, não poderá disputar à reeleição porque regimento interno da instituição proíbe. A próxima eleição ocorrerá no dia 5 de novembro.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet