Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:03:52
informe o texto

Notícias / Política

16/10/2019 às 21:11

Deputados proíbem conselheiros substitutos de disputarem presidência do TCE

O ex-deputado estadual e conselheiro, Guilherme Maluf, deverá ser eleito presidente da Corte na próxima eleição

Fernanda Leite

Deputados proíbem conselheiros substitutos de disputarem presidência do TCE

Foto: Assessoria

Por 19 votos a 0, os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2019  que proíbe conselheiros substitutos de disputar ou votar na eleição para presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Veja texto da PEC.

A Proposta segue para a redação final, ou seja, para que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), promulgue para virar lei e ser inclusa na Constituição Estadual.

A PEC 19 altera o artigo 49 da Constituição Estadual. Conforme a mensagem, “na eleição da Mesa Diretora do Tribunal de Contas, somente os Conselheiros poderão votar e ser votados, ainda que em gozo de licença, férias ou afastamento legal”.

Ainda, somente conselheiros titulares poderão ocupar a presidência e vice-presidência da Corte. “O auditor, quando em substituição a Conselheiro, não poderá exercer a presidência e a vice-presidência da Mesa Diretora e terá as mesmas garantias e impedimentos do titular, e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de Juiz de Entrância Especial”.

O ex-deputado estadual e conselheiro, Guilherme Maluf, deverá ser eleito presidente da Corte na próxima eleição. O atual presidente, Campos Neto, não poderá disputar à reeleição porque regimento interno da instituição proíbe. A próxima eleição ocorrerá no dia 5 de novembro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet