Cuiabá, domingo, 17/11/2019
14:05:23
informe o texto

Notícias / Política

18/10/2019 às 19:41

Selma defende redução do número de senadores

Proposta quer reduzir de um terço o número total de senadores da República

Leiagora

Selma defende redução do número de senadores

Foto: Assessoria

A PEC 12/2019 que prevê redução de 1/3 do número total de congressistas tem recebido apoio de diversos parlamentares. A senadora Juíza Selma (Podemos –MT) defende a mudança e acredita que a medida reduzirá o custo do Estado para o contribuinte. “O Congresso Brasileiro é o segundo mais caro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O custo de cada parlamentar é exagerado, chegando a U$ 7,4 milhões. A proposta trará uma enorme economia aos cofres públicos, aumentará a transparência e reduzirá as possibilidades de corrupção”, assinala a parlamentar.  

O grupo “Muda Senado, Muda Brasil”, movimento do qual a senadora faz parte, também está se mobilizando pela aprovação do projeto no Senado e na Câmara. Com a proposta, o Senado ficará com 54 Senadores (hoje são 81) e a Câmara com 342 Deputados (hoje são 513). 

A diminuição de parlamentares é uma tendência mundial. No Chile, em junho deste ano, o presidente Sebastian Pinera afirmou que irá impulsionar uma reforma constitucional para reduzir o número de deputados e senadores no país, tendo sido muito aplaudido pelos próprios congressistas. Na Europa, a Câmara dos Deputados da Itália aprovou recentemente uma reforma constitucional que reduz o número de congressistas em mais de um terço. 

Na próxima quarta-feira, 23, os integrantes do grupo Muda Senado, Muda Brasil, farão uma coletiva de imprensa no Senado Federal para divulgar as ações relativas à PEC 12/2019. 
Da assessoria 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet