Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:43:18
informe o texto

Notícias / Judiciário

29/10/2019 às 09:30

MP arquiva inquérito contra ex-secretários por fraudes em incentivos fiscais

O promotor não conseguiu individualizar os agentes administrativos que de fato deram causa ao ato ilícito.

Maisa Martinelli

MP arquiva inquérito contra ex-secretários por fraudes em incentivos fiscais

Foto: Reprodução

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado determinou o arquivamento do inquérito civil que investigava os ex-secretários Pedro Nadaf e Alan Zanatta por suposta concessão ilegal de incentivos fiscais pela antiga Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). A decisão, proferida no dia 7 de outubro, foi unânime, e seguiu voto do relator, procurador Flávio Cezar Fachone.

O inquérito, aberto pelo promotor de Justiça, Roberto Turin, para apurar atos de improbidade administrativa que teriam sido praticados pelos ex-secretários a partir de relatório técnico elaborado por auditores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que constatou ampliação exacerbada de concessões fiscais, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Todavia, o promotor não conseguiu individualizar os agentes administrativos que de fato deram causa ao ato ilícito.

Assim, Fachone votou seguindo entendimento de Turin.

“É certo de que a responsabilidade sobre atos praticados pela Administração Pública recai sobre seus agentes, no entanto, no presente caso não se faz possível a individualização dos agentes administrativos que de fato deram causa para o exacerbado aumento nos incentivos fiscais.”

Diante do exposto, decidiu pelo arquivamento do inquérito.

“Diante das provas amealhadas aos autos, não restou comprovado atos dolosos e/ou culposos que caracterizem improbidade administrativa. Portanto, é desnecessário o prosseguimento do feito, haja vista que não há elementos que sustentam futura propositura de ação civil pública”, determinou o relator.

Acompanharam o voto: Luiz Alberto Esteves Scaloppe; Mara Ligia Pires de Almeida Barreto; Eunice Helena Rodrigues de Barros; Domingos Sávio de Barros Arruda; Marcelo Ferra de Carvalho e Ana Cristina Bardusco Silva.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet