Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:07:53
informe o texto

Notícias / Geral

30/10/2019 às 12:04

Primeira-dama recebe Associação dos Amigos dos Autistas e abraça a causa

A AMA-MT apresentou diversas demandas em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos com Transtorno do Aspectro Austista

Leiagora

Primeira-dama recebe Associação dos Amigos dos Autistas e abraça a causa

Foto: Caroline De Vita / Secom MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, reuniu-se na última quinta-feira (25.10), no Palácio Paiaguás, com um grupo de pais da Associação dos Amigos dos Autistas e da Criança com Deficiência do Estado de Mato Grosso (AMA-MT). Na ocasião, a primeira-dama teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas em prol das crianças e adultos com o Transtorno do Aspectro Austista e de ouvir os relatos do dia a dia das famílias que possuem filhos autistas.

De acordo com a advogada da AMA-MT, Andreia Schwarz Santos, a associação foi fundada em junho de 2019 e, desde então, os pais associados lutam por inúmeras melhorias voltadas ao tratamento e à qualidade de vida dos que possuem autismo.

“Gratidão por nos acolherem tão generosamente e de uma forma muito carinhosa e atenciosa. Ficamos todos muito emocionados e alegres. Assim como meu filho, queremos que outras crianças com deficiências sejam tratadas com dignidade, respeito e consideração, não somente pelo Poder Público, mas pela sociedade em geral”, destacou Andreia, que é advogada e membro da AMA-MT.

Jane Barbosa, associada da AMA-MT e também membro da diretoria da ONG Ação Azul, elencou que, para o tratamento dos autistas, é extremamente importante a participação em terapias ocupacionais, musicoterapia, fonoaudiólogos, psicólogos, equoterapia e que um dos grandes sonhos dos pais e mães de autistas é que estes profissionais possam estar de forma mais acessível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“São pouquíssimos profissionais hoje disponíveis para atendimentos não só na rede pública, mas até mesmo na rede privada. Algumas destas terapias são extremamente caras e as famílias de baixa renda não possuem recursos para acessá-las. Nosso sonho é que o Poder Público possa ofertar isto de maneira ampliada, pois é vital para o autista, para a sua evolução”, exemplificou Jane.

Pai de um filho autista, Valdi Simão de Lima, fez um relato emocionante sobre os cuidados e acompanhamento que realiza diariamente em prol do filho, levando e participando de todas as atividades. “Eu não terceirizo nada. Sou eu que vou pessoalmente, pois ele confia em mim, e eu sei o quanto é importante para o desenvolvimento do meu filho a minha participação. E faço isto com muito amor e dedicação”, disse.

Outra pauta apresentada pela AMA-MT foi a possibilidade de uma reunião com o governador Mauro Mendes e o desembargador Orlando Perri para falar da Lei nº 607/2018, que trata da redução da carga horária de trabalho dos servidores públicos do Governo do Estado que possuem filhos, cônjuges ou outros dependentes com deficiência. 

Muito sensível à causa das pessoas com deficiência, a primeira-dama se solidarizou com os pais e afirmou que como mãe de três filhos ela sabe o quanto é desafiador e ao mesmo tempo recompensador se dedicar a um filho. 

“Fiquei muito emocionada com tudo o que ouvi, com todas as histórias lindas que me trouxeram e estou pronta para ser parceira e ajudar a viabilizar ações e projetos voltados para a promoção de uma vida digna e repleta de qualidade para não somente os autistas, mas todas as crianças e adultos com algum tipo de deficiência”, disse Virginia Mendes.

A primeira-dama também afirmou que vai olhar com carinho e pensar em ações que garantam cuidados, carinho, atenção e amor para os pais destas crianças. “A dedicação deles pelos filhos é algo surpreendente, quem é mãe e pai sabe que o nosso sonho é o bem-estar deles acima de tudo, mas temos que olhar também para estes pais e mães, que estão muitas vezes estressados, cansados e sobrecarregados fisicamente e emocionalmente”, enalteceu.

Rosilene Garcia de Souza, da Superintendência de Promoção de Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, também presente na reunião, apresentou à AMA-MT as ações disponíveis na Superintendência e elencou todas as iniciativas que o Governo do Estado vem realizando em prol das pessoas com deficiência.

“Temos uma primeira-dama com uma equipe muito atuante, muito disposta a ajudar e isto é algo inédito e muito animador para todos nós. Recentemente ela foi madrinha do 1º Desfile Inclusivo e levamos para passarela pessoas com deficiências múltiplas, mostrando a verdadeira inclusão social. Com certeza em relação ao autismo seremos atuantes e iremos trabalhar juntos”.

 
Da Assessoria - Pamela Muramatsu Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet