Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:25:23
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/10/2019 às 11:55

Embrapa divulga como monitorar ferrugem da soja durante a safra

Um dos desafios para a soja são as doenças como a ferrugem-asiática da soja

Leiagora

Embrapa divulga como monitorar ferrugem da soja durante a safra

Foto: Reprodução

Com o atraso das chuvas na maioria das regiões produtoras, a semeadura da soja na safra de soja 2019/20 também está atrasada. Um dos desafios para a soja são as doenças como a ferrugem-asiática da soja. A pesquisadora Cláudia Godoy explica em texto publicado no Blog da Embrapa Soja  que, durante a safra, os registros de ocorrência da doença no Brasil podem ser consultados no site do Consórcio Antiferrugem  e nos aplicativos. Além do site do Consórcio, o Paraná possui um projeto da Emater que monitora esporos da ferrugem-asiática com coletores. 
 
Para acompanhar a ocorrência da ferrugem-asiática no Paraguai há um mapa com parcelas armadilhas que podem ser consultadas no site da Mesa de La Roya, que já emitiu um alerta para intensificar o monitoramento em razão da presença de plantas de soja voluntárias com presença de ferrugem. Mapa com parcelas armadilhas do Paraguai. 

Consórcio Antiferrugem - Durante a safra, as ocorrências da ferrugem-asiática na safra são registradas no site do Consórcio Antiferrugem por técnicos de laboratórios de universidades, instituições de pesquisa públicas e privadas, fundações de pesquisa, extensão rural, assistência técnica e cooperativas. O mapa de ocorrências do site do Consórcio está disponível em aplicativos de celular e pode ser baixado diretamente na App Store e na Google Play. As informações sobre ocorrências de ferrugem-asiática nas regiões podem ser enviadas para cadastro no site pelo e-mail: cnpso.sac@embrapa.br, mas as primeiras ocorrências da safra sempre são confirmadas por fitopatologistas ou pesquisadores do Consórcio Antiferrugem.
 
Direto da redação, Embrapa
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet