Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:47:23
informe o texto

Notícias / Geral

08/11/2019 às 08:15

Evento afro-religioso de combate a intolerância é realizado no domingo

Essa é a 7ª edição do evento que será realizado no Ginásio Dom Aquino

Luana Valentim

Evento afro-religioso de combate a intolerância é realizado no domingo

Foto: Divulgação

O 7º Encontro Afro-religioso Estadual será realizado neste ano, no próximo domingo (10), no Ginásio Dom Aquino, pelo Movimento Umbanda em Cuiabá (MUC). O objetivo do evento é trazer informações sobre a religião para poder combater o preconceito e a intolerância.

O mestre Karaiman, Cristian Siqueira, explicou que o encontro foi criado por um grupo de umbandistas da capital mato-grossense liderado por ele, com o intuito de promover um diálogo entre as comunidades afro-religiosas, inicialmente de Cuiabá, já que até então não havia nenhum evento público referente à essas questões.

“Então há 7 anos, na semana que antecedeu o 15 de novembro – quando se comemora a fundação da Umbanda – organizei umas pessoas e fiz o primeiro encontro umbandista na Praça Ministro Clóvis Cardoso, no Centro. No encontro, passamos a tarde cantando e proferindo falas politicas e religiosas nos unindo para celebrar a data em que a Umbanda nasceu”, disse.

Cristian destacou que nos anos seguintes, esses encontros foram se formatando e passou a ser realizado na Praça 8 de Abril, em frente ao Chopão, todo dia 15 de novembro. Mas outros movimentos afro-religiosos do Estado começaram a participar e acabou se tornando de vanguarda, porque outros eventos como este nasceram inspirados nele.

Com isso, começou a haver uma integração de outras correntes afro-religiosas. E em 2019, como está sendo feita a 7ª edição, está dando novos ares a este evento com a tentativa de integrar sem distinguir.

A primeira mudança ocorreu no nome que antes era chamado de Encontro Umbandista de Cuiabá e agora é Encontro Afro-religioso Estadual por unir várias correntes de regiões africanas de toda parte do Estado.

Outra mudança que ocorreu foi o local pelo fato de a Praça 8 de Abril estar em reforma indo para um ginásio. A intenção ainda é de ampliar o encontro a partir da 7ª edição e para isso, ele está levando o encontro para o Ginásio Dom Aquino.

E a outra alteração foi quanto a data que neste ano será no dia 10, mas Cristian informou que não pode ser levada em consideração pelo fato que voltará a ser realizado no dia 15 de novembro já no próximo ano.

Ele pontuou que o encontro serve, primeiro, para a integração das lideranças e comunidades afro-religiosas do Estado. Segundo, para uma divulgação sobre as religiões afro-brasileiras, pois ele acredita que o preconceito e a intolerância são frutos da falta de conhecimento.

E, terceiro, é uma manifestação cultural, pois grande parte do conhecimento africano foi absorvido pelo povo brasileiro, ou seja, a miscigenação brasileira. “O Brasil, sem sombras de dúvidas, é o encontro das raças. Nesse aspecto, a raça negra representa todos os ainda não favorecidos membros de outra parte da sociedade. Então o encontro afro-religioso é um convite a abraçar os aspectos culturais das raças que formam o Brasil em sua composição religiosa, social e cultural”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet