Cuiabá, quarta-feira, 20/11/2019
00:34:56
informe o texto

Notícias / Geral

09/11/2019 às 09:10

Obstáculos em calçadas dificultam aulas de mobilidade para cegos em Cuiabá

A Associação Mato-Grossense dos Cegos atende pessoas com deficiência visual na capital

Gabriella Arantes

Obstáculos em calçadas dificultam aulas de mobilidade para cegos em Cuiabá

Foto: LTV - Leiagora

Os deficientes visuais da Associação Mato-Grossense dos Cegos (AMC), enfrentam dificuldades durante as aulas sobre mobilidade devido às condições das calçadas que ficam nas proximidades da entidade.

O Luciano Marcelo, é diretor do Departamento de Esporte da AMC, ele perdeu sua visão total há doze anos por conta de uma meningite. Para ele é muito difícil se locomover nas calçadas em volta da instituição. “É muito perigoso, as calçadas estão com obstáculos, como carros e buracos, além de bocas de lobo abertas. Já fizemos uma solicitação para os órgãos responsáveis, mas ainda nada foi feito”, contou. 

A entidade é sem fins lucrativos, sobrevive com doações da comunidade e parcerias com empresas privadas.  As aulas de orientação e mobilidade, são para cegos e pessoas com baixa visão. Com o objetivo de propiciar o máximo de autonomia e independência para a mobilidade e interação com ambientes e pessoas. Para isso, profissionais especializados realizam exercícios baseados em vivências práticas e contextualizadas.

 
Além de oferecer cursos como massagem, informática básica e avançada, expressão corporal, natação, esportes de rendimento, hidroginástica dentre outros.
 
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que desenvolve o programa Minha Rua com Calçada. E que a Associação Mato-grossense dos Cegos é um dos pontos já identificado pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Veja nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra:

Em relação à demanda sobre calçada, a Prefeitura de Cuiabá esclarece que:

- Visando melhorar as condições de trafegabilidade nas calçadas da Capital, o Município desenvolve o programa Minha Rua com Calçada. 

- A ação está em desenvolvimento vários bairros e já atendeu também grandes avenidas como, por exemplo, Historiador Rubens de Mendonça, Carmindo de Campos, Palmiro Paes de Barros e trecho da Miguel Sutil. 

- Apesar de ser uma situação que não se pode sanar em curto prazo, a Prefeitura tem buscado avançar nesse quesito.

- Nesse sentido, destaca a Associação Mato-grossense dos Cegos é um dos pontos já identificado pela Secretaria de Serviços Urbanos. 

- Neste momento, a Pasta aguarda a finalização do trabalho em outros bairros para deslocar uma equipe para atuar na demanda da instituição. 



 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet