Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:43:23
informe o texto

Notícias / Geral

09/11/2019 às 09:10

Obstáculos em calçadas dificultam aulas de mobilidade para cegos em Cuiabá

A Associação Mato-Grossense dos Cegos atende pessoas com deficiência visual na capital

Gabriella Arantes

Obstáculos em calçadas dificultam aulas de mobilidade para cegos em Cuiabá

Foto: LTV - Leiagora

Os deficientes visuais da Associação Mato-Grossense dos Cegos (AMC), enfrentam dificuldades durante as aulas sobre mobilidade devido às condições das calçadas que ficam nas proximidades da entidade.

O Luciano Marcelo, é diretor do Departamento de Esporte da AMC, ele perdeu sua visão total há doze anos por conta de uma meningite. Para ele é muito difícil se locomover nas calçadas em volta da instituição. “É muito perigoso, as calçadas estão com obstáculos, como carros e buracos, além de bocas de lobo abertas. Já fizemos uma solicitação para os órgãos responsáveis, mas ainda nada foi feito”, contou. 

A entidade é sem fins lucrativos, sobrevive com doações da comunidade e parcerias com empresas privadas.  As aulas de orientação e mobilidade, são para cegos e pessoas com baixa visão. Com o objetivo de propiciar o máximo de autonomia e independência para a mobilidade e interação com ambientes e pessoas. Para isso, profissionais especializados realizam exercícios baseados em vivências práticas e contextualizadas.

 
Além de oferecer cursos como massagem, informática básica e avançada, expressão corporal, natação, esportes de rendimento, hidroginástica dentre outros.
 
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que desenvolve o programa Minha Rua com Calçada. E que a Associação Mato-grossense dos Cegos é um dos pontos já identificado pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Veja nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra:

Em relação à demanda sobre calçada, a Prefeitura de Cuiabá esclarece que:

- Visando melhorar as condições de trafegabilidade nas calçadas da Capital, o Município desenvolve o programa Minha Rua com Calçada. 

- A ação está em desenvolvimento vários bairros e já atendeu também grandes avenidas como, por exemplo, Historiador Rubens de Mendonça, Carmindo de Campos, Palmiro Paes de Barros e trecho da Miguel Sutil. 

- Apesar de ser uma situação que não se pode sanar em curto prazo, a Prefeitura tem buscado avançar nesse quesito.

- Nesse sentido, destaca a Associação Mato-grossense dos Cegos é um dos pontos já identificado pela Secretaria de Serviços Urbanos. 

- Neste momento, a Pasta aguarda a finalização do trabalho em outros bairros para deslocar uma equipe para atuar na demanda da instituição. 



 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet