Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:27:04
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2019 às 08:15

Crianças aprendem na brincadeira a cultivar hortas e alimentação saudável

Projeto implantado em escolas e creches, além de unidades de ensino filantrópicas ensina crianças sobre agricultura familiar

Luana Valentim

Crianças aprendem na brincadeira a cultivar hortas e alimentação saudável

Foto: Leiagora

Não é novidade para ninguém que as crianças ‘torcem o nariz’ quando veem verduras e legumes em seus pratos. Os pais acabam então tendo muitas dificuldades de trazer uma alimentação saudável para seus filhos, seja pela recusa das hortaliças ou pela dificuldade de encontrar esses alimentos sem o uso de agrotóxicos.

Pensando nisso que a Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento em Agricultura Familiar do Município em parceria com o vereador Luís Claudio (PP) criou o projeto ‘Semente do Amanhã’ que está sendo implantado em escolas e creches, além de unidades de ensino filantrópicas.

A secretaria da pasta Debora Marques disse que 70% dos alimentos que vão para a mesa do consumidor são provenientes da agricultura familiar e ao trabalhar com as hortaliças, as crianças aprendem a lidar com o plantio, além de estarem ingerindo alimentos mais saudáveis. “Os alimentos plantados aqui vão para mesa, pois a creche os usa em sua cozinha”.

Debora explicou que junto ao projeto há toda uma equipe de agrônomos e nutricionistas para trazer às crianças uma alimentação mais atraente.
Luís Claudio destacou que o projeto visa dar um incentivo às crianças para plantarem e aprenderem a colher as plantinhas e também usufruírem desses alimentos que eles mesmos produziram.

“Em função disso tudo está a consciência ao Meio Ambiente, a desenvoltura da relação dessa criança com os produtos que a terra oferece. Estamos inaugurando hoje a segunda horta pedagógica e vamos leva-lo a todas as unidades não só escolares, mas todas as que queiram abraçar e desenvolver o ser humano”, frisou.

Uma das unidades beneficiadas com o projeto é a creche Tia Antonina no bairro CPA I. Sobre isso, a diretora Benedita de Souza disse que a importância de ensinar as crianças a trabalharem nas hortas é pelo fato de elas acompanharem todo o desenvolvimento dos vegetais, além de poderem estar levando para casa todo esse conhecimento.

“É bom também para a saúde das crianças que aprendem a comer verduras e legumes. Eles vendo como é cultivado, é mais fácil de colocar para os alunos comerem e vão ensinar aos pais também. A gente colheu a alface da horta e colocamos para as crianças que amaram”, disse.

O Nicolas de apenas 4 anos aprovou os produtos que são cultivados nas hortas. Ele disse que já comeu cenoura, brócolis e cebola afirmando que está até ensinando os pais a cultivarem as hortaliças. Quem também está feliz com a horta na escola é a Amanda de 5 anos que está passando o seu conhecimento para seus irmãos.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet