Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
10:28:18
informe o texto

Notícias / Política

13/11/2019 às 15:35

Juíza Selma trabalha pela aprovação da proposta que prevê a prisão em segunda instância

Dos 81 senadores, 43 já se declararam publicamente a favor da prisão em segunda instância

Leiagora

Juíza Selma trabalha pela aprovação da proposta que prevê a prisão em segunda instância

Foto: Assessoria

A PEC nº 5 de 2019 que tramita no Senado sobre a prisão em segunda instância tem ganhado cada vez mais força dentro da casa. A relatora da proposta, a senadora Juíza Selma (Podemos -MT), apresentará o relatório na próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcada para o próximo dia 20 deste mês. "Nós sabemos que a obrigação de resolver isso é realmente do legislador e, portanto, vamos encarar a luta com essa vontade de conseguir as 49 assinaturas no Senado e apelando para população cobrar os parlamentares esse posicionamento", afirmou a senadora.

O relatório da parlamentar contempla uma emenda do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que mantém a execução da pena após a análise do primeiro órgão colegiado, mas também não engessa o atual sistema processual, possibilitando a suspensão temporária da execução da pena decidida em instâncias superiores. 

“Essa PEC traz clareza para a lei e é absolutamente constitucional, não fere cláusula pétrea como alguns questionamentos têm levantado. Temos aqui, inclusive, uma nota técnica do Senado que atesta que não há nenhuma ofensa à constituição”, explica a parlamentar. 

A senadora sustenta ainda que a demora para o início da execução da sentença também traz prejuízos ao condenado. “Como juíza criminal, não tinha nada mais triste do que fazer audiências de processos antigos de pessoas que já tinham se regenerado e ter que decretar a prisão porque já havia passado todos os recursos. Esse cenário não traz benefícios para sociedade, para o delinquente, nem para a vítima. Só beneficia aquele criminoso que quer sair impune com a prescrição do delito”, argumenta.

Dos 81 senadores, 43 já se declararam publicamente a favor da prisão em segunda instância - são necessários 49 votos para aprovar a PEC.
Direto da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet