Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:02:29
informe o texto

Notícias / Política

14/11/2019 às 17:27

Mauro Carvalho dispara contra prefeito, o desafia renunciar e reclama da falta de humildade

O secretário-chefe da Casa Civil é cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá e parece estar afiado já para um possível debate com Emanuel Pinheiro.

Alline Marques

Mauro Carvalho dispara contra prefeito, o desafia renunciar e reclama da falta de humildade

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

Cotado para ser candidato a prefeito em Cuiabá, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, mirou a metralhadora giratória para Emanuel Pinheiro (MDB) e, sem travas na língua, hoje disparou críticas ao emedebista e o desafio inclusive a renunciar o cargo caso não prove que as obras do Hospital Municipal estavam abandonadas quando assumiu. Além disso, lembrou que ele irá deixar uma “bucha de canhão” para o próximo gestor com dívidas e um desempenho ruim na economia e ainda reclamou da falta de humildade por parte do chefe do Executivo municipal. Outro ponto é de que DEM terá candidatura própria em Cuiabá. 

Amigo pessoal do governador Mauro Mendes (DEM) e agora braço-direito na gestão, Carvalho revelou que já estava engasgado par responder às críticas feitas por Pinheiro nos últimos meses. A troca de farpa pela imprensa entre os dois chefes do executivo e seus aliados tem chamado atenção e agravou com a ausência do democrata na inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá. O governador marcou um jantar com os prefeitos na mesma data e horário do evento programado pela Prefeitura.

Carvalho disse que é capaz de renunciar ao cargo caso Emanuel comprove que a obra do novo hospital estava abandonada quando assumiu e disse ter todas as medições como provas. Ele ressaltou que na época em que Mendes foi prefeito encontrou dificuldades na questão do terreno e também nos licenciamentos exigidos para execução da obra e mesmo assim entrou 30% da obra em andamento. Por outro lado, sugeriu que o prefeito renunciasse caso não comprovasse o abandono da obra.

“Primeiro eu desafio o prefeito a provar que esta obra estava abandonada. Temos todas as planilhas de todas as medições no ano de 2016, se ele provar eu renuncio meu cargo na Casa Civil, e sugiro que ele faça o mesmo na Prefeitura caso não comprove o abandono”, afirmou em entrevista ao Jornal da Capital com Antero Paes de Barros, na rádio Capital.

Pinheiro chegou a declarar que herdou uma bucha de canhão e precisou de um macho para inaugurar o novo pronto-socorro. Já Carvalho rebateu e disse que “bucha de canhão” foi o prefeito quem deixou ao permitir que a Santa Casa ficasse fechada. O Estado assumiu a gestão do hospital, reformou e retomou os atendimentos. Além disso, colocou em dia os salários dos funcionários da unidade.

Sobre a ausência de Mendes na inauguração do HMC, o secretário foi enfático: “a agenda do governador é soberana e não é pautada pela Prefeitura”. Segundo ele, Mendes tem os compromissos do governo e não foi consultado em nenhum momento sobre a data.  

Questionado sobre uma possível candidatura a prefeito, Carvalho preferiu sair pela tangente. Disse que se sente feliz pelo reconhecimento das lideranças e que nunca teve a pretensão de participar de uma disputa eleitoral, “mas o futuro a Deus pertence”. O empresário ainda não é filiado a nenhum partido, mesmo assim garantiu que o DEM terá candidatura própria na capital e não existe nenhuma possibilidade de aliança sem que os democratas tenham um candidato a prefeito.

O secretário aproveitou para criticar também a gestão de Pinheiro. Ele revelou que Cuiabá era a 11ª capital em resultados econômicos e atualmente caiu para 25ª posição, além de ter sido rebaixado pelo Tesouro Nacional, o que coloca o endividamento em situação de alerta. Outro ponto é com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na gestão de Mendes, gastava-se cerca de 47% da receita com a folha de pagamento, hoje o percentual é de 51,3%, segundo ele.

Outra crítica foi com relação à falta de humildade do prefeito em não reconhecer os feitos de Mendes e esta é uma qualidade essencial para um político.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet