Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:01:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/11/2019 às 10:43

Confinamento em MT registra total de 824 mil cabeças

O aumento de animais confinados e a utilização da capacidade estática demonstram o maior uso deste sistema de engorda e tecnificação dos produtores neste ano

Leiagora

Confinamento em MT registra total de 824 mil cabeças

Foto: Reprodução

Levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que o confinamento de gado de corte em Mato Grosso somou mais de 824 mil cabeças. O número é 19,23% maior que o primeiro cenário observado em abril e 10,81% superior ao registrado em outubro de 2018. Do total de pecuaristas entrevistados, 71% optou pelo confinamento.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares falou do protagonismo da região sudeste, que se destacou em relação a quantidade de cabeças confinadas quando comparada com o ano anterior. “Os números mostram aumento no confinamento em 33%, comparando com o ano anterior”. Quase 205 mil animais foram confinados. O número representa quase 25% do total registrado no estado.

Em segundo lugar, a região oeste: 23,91% do total de animais confinados em Mato Grosso estavam em municípios da região. ”Isso significa 197 mil cabeças, número 34,91% maior que o ano anterior”, observa o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi.

O estudo do Imea mostra que a participação da região noroeste, de apenas 3,9%, provavelmente se deve ao fato da região ter se destacado na participação de 20% do total de animais enviados para outros estados: quase 60 mil cabeças, principalmente para Rondônia (68,14%).

O gerente de Relações Institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita, explica que a região apresentou aumento no abate de animais jovens. “Em nove meses foram abatidos 50 mil animais desta categoria, o que representou 15% do total abatido por MT, valor 14% acima do que foi observado no mesmo período de 2018”.

Estrutura estadual
A utilização da estrutura estadual também aumentou quando comparado ao ano passado. A média de utilização da capacidade instalada nas unidades confinadoras do estado está em 92,85%, valor 13% maior que o registrado em 2018.

Em relação a capacidade estática houve queda em relação a 2018: 4,83%, ou 887.720 cabeças. O aumento no uso de estrutura de terceiros (boitel, parcerias, etc) está diretamente ligado a este fenômeno. No levantamento feito em outubro passado, o valor registrado foi de 32,95%m frente aos 67% de uso de infraestrutura própria.

Já as entregas foram mais intensas no segundo semestre do ano, o que já era esperado, visto que a arroba tende a ser mais valorizada neste período, como demonstra os preços futuros.

Cenário promissor
“As exportações estão em ritmo acelerado, principalmente após as habilitações das plantas frigoríficas para envios à China: foram enviadas 46 mil toneladas em equivalente carcaça em outubro, valor 20% superior em relação à 2018 e o maior da série histórica, que iniciou em 1996. Somente a China adquiriu 28,58% deste volume; resumindo: o aumento de animais confinados e a utilização da capacidade estática demonstram o maior uso deste sistema de engorda e tecnificação dos produtores neste ano”, conclui Nilton Mesquita.
Direto da redação, Ascom/Acrimat
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet