Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:10:38
informe o texto

Notícias / Política

21/11/2019 às 12:46

Vereador pede saída do secretário de Saúde após falhas no HMC

​Os vereadores prometeram ir in loco fazer uma fiscalização no HMC e verificar as denúncias feitas que chegaram até a Câmara de Cuiabá.

Luana Valentim e Alline Marques

Vereador pede saída do secretário de Saúde após falhas no HMC

Foto: Reprodução

Para o vereador Ricardo Saad (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, o problema na Saúde da capital está no gestor. Para o parlamentar, o secretário Luiz Antonio Possas de Carvalho deveria pedir para sair porque se tornou a “pedra no sapato do prefeito Emanuel Pinheiro”.

A declaração foi dada durante entrevista, na manhã desta quinta-feira (21), quando o parlamentar comentou sobre as denúncias recebidas na comissão de saúde referente ao funcionamento do Hospital Municipal de Cuiabá, finalizado na última segunda-feira (18) com a realização da sexta inauguração.

Uma tragédia anunciada. O vereador disse que há tempos vem recebendo reclamações e denúncias relacionadas ao problema da falta de profissionais e já realizou reuniões com o gestor e o prefeito para discutir o assunto. Segundo ele, as empresas que fornecem os profissionais para o HMC não estão recebendo, algumas com até seis meses de repasses atrasados.

Atualmente, a gestão do HMC foi terceirizada para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que por sinal acaba contratando outras empresas para fornecer os profissionais e com isto evita vínculos trabalhistas com os médicos, enfermeiros e outros. No entanto, Saad explicou que ainda assim quem é responsável pelo pagamento é a prefeitura e com os atrasos estas firmas acabam suspendendo o serviço ou não renovando contrato.

“Os grupos que já trabalharam lá não querem mais porque quem é o pagador é a Prefeitura. O secretário não tem competência para estar lá. Tem que ser um gestor e não apenas de um segmento”, declarou o vereador.

Sobre a crise por conta da ausência de anestesistas no HMC, Saad disse que já tinha conhecimento desse problema e chegou a chamar o diretor da Empresa Cuiabana, Alexandre Beloto, para explicar a situação, mas nada adiantou.

O vereador lembrou ainda que o Ministério Público já havia proibido essas contratações. No entanto, a prefeitura ainda não resolveu o impasse com a realização de processo seletivo ou concurso, caminho este que Saad acredita ser o mais viável.

Outro ponto de preocupação do vereador é com relação ao excesso de unidades de saúde sem a contratação de pessoal. Segundo ele, os médicos da policlínica do Verdão foram para o HMC, mas agora vai inaugurar a UPA do Verdão e vai novamente faltar profissionais. Para ele, é preciso ter um gestor para cuidar desta situação.

Os vereadores prometeram ir in loco fazer uma fiscalização no HMC  e verificar as denúncias feitas que chegaram até a Câmara de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet