Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:53:48
informe o texto

Notícias / Política

30/11/2019 às 15:45

Pinheiro diz por fim à obras paralisadas e revela herança de Mendes: 67 unidades inacabadas na saúde

O prefeito contou ainda ter assumido com apenas 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total.

Alline Marques

Pinheiro diz por fim à obras paralisadas e revela herança de Mendes: 67 unidades inacabadas na saúde

Foto: Fernanda Leite / Leiagora

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) fez questão de lembrar que recebeu 67 obras paralisadas na saúde e afirma ter cumprido mais com mais de 50%. Para ele, terrenos com obras não iniciadas ou abandonadas não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. As declarações foram dadas na noite de quinta-feira (28) durante inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá os bairros Santa Terezinha e Itapajé.

“Terrenos com obras não iniciadas, que estavam abandonados, trazendo insegurança para a população e esqueletos de construções inacabadas que, além disso, serviam como ponto de drogas e locais de prostituição não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. Foi um dos primeiros compromissos que fiz com a população cuiabana e que tenho a grata satisfação de dizer que já cumprimos mais de 50%. Do pacote de 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já entregamos a reforma e ampliação de 30 unidades entre Centros de Saúde e PSFs”, afirmou Pinheiro que chegou a lançar um desafio ao governador Mauro Mendes (DEM) para entregas de obras na capital.  

Pinheiro vem tentando transformar a saúde como seu portifólio de sucesso apesar de diversas críticas e denúncias que vem sendo trazidas à tona pela oposição. O prefeito diz que estas acusações feitas pelo grupo adversário são fruto de quem trabalha contra Cuiabá e quer prejudicar a gestão.  

O prefeito aproveitou para anunciar a inauguração das UPAs Verdão e Leblon, esta última foi alvo de denúncia dos vereadores por estar com a obra paralisada. Era para ter sido entregue em abril de 2018, mas 19 meses depois ela está inacabada e sem prazo para terminar. A empresa responsável apresentou pedido de aditivo junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Recentemente, a prefeitura teve de gerenciar a crise gerada no Hospital Municipal de Cuiabá dois dias depois da entrega de 100% do novo pronto-socorro devido à falta de anestesistas. Pinheiro jogou a responsabilidade para a empresa Via Láctea que havia sido contratada para fornecer os anestesistas, mas desistiu no dia da cerimônia de inauguração. A segunda colocada foi chamada uma semana depois para assumir.

Com investimento de R$ 783.888,16 viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS, que foi entregue equipada, climatizada e com equipes odontológicas e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas da região, também contribui para o aumento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho.

Pinheiro revelou ainda ter recebido à administração municipal com apenas 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total. Ele prometeu ainda finalizar a gestão com mais de 120 equipes, próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet