O evento HackAthon Audiovisual é promovido pela startup Filmjoin, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ZF Comunicação e UFMT. Ao todo, serão propostos seis desafios de audiovisual durante a maratona. Os desafios culturais são ‘Incentivo à leitura nas bibliotecas de Mato Grosso’ e ‘Fazendo história nos museus de Mato Grosso’. Os demais propõem soluções para o descarte correto de resíduos sólidos, para o escritório de inovação da UFMT, e outros dois são voltados à promoção de uma empresa de transporte e de uma cervejaria.
O desafio nas bibliotecas propõe criar personagens em um mundo de leitura, no qual o imaginário do leitor e sua relação com as pessoas que trabalham no espaço cultural são a fonte de inspiração para o projeto. Outra ideia pode ser adaptar um livro para o audiovisual. No caso dos museus, a proposta é aproveitar o ambiente para contar a história de Mato Grosso, utilizando os cenários, o sentimento dos visitantes e mostrar o que está por trás dos grandes personagens retratados ali.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, o evento é voltado para profissionais e estudantes que tenham interesse em atuar no audiovisual e viver essa experiência de conhecimento e trocas, além de aproveitar uma oportunidade para estabelecer uma rede de relacionamento no mercado.
“A ideia é reunir profissionais e estudantes de diferentes áreas para compartilhar e interagir, formando times que irão focar na aceleração dos projetos de conteúdo para a produção e distribuição no mercado audiovisual”.
HackAthon Audiovisual
Durante a programação, haverá palestras sobre conteúdos de marketing no audiovisual e criação de projetos, exibição de filme e debates a partir dos desafios propostos pelos organizadores. Ao final, os participantes irão fazer um plano de negócio, contendo estratégias de marketing que incluem personalização e inserção de produtos dentro de narrativas e cenas de filmes, videoclipes, games, entre outros.
Técnicos do Programa Mato Grosso Criativo, produtores e consultores que atuam no audiovisual mato-grossense, além de professores da UFMT irão oferecer orientação aos participantes. Os melhores planos de negócio receberão prêmios como forma de incentivo. Mas, vale lembrar, todos os participantes terão um retorno com avaliação técnica dos consultores sobre pontos fracos e melhorias nos projetos.
Hackathon, originalmente, é um termo usado na tecnologia da informação para descrever uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados, desvendar códigos e sistemas, discutir ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.
Serviço
Para saber mais sobre o evento, os desafios propostos, a programação e fazer inscrições, acesse este link: https://bit.ly/2XYZcPo
Mais informações: (65) 3612-0240 (Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa), labfilmjoin@gmail.com e (11) 97572-7404 – Whatsapp Filmjoin
Direto da redação, Graciele Leite | Secel-MT