Cuiabá, quinta-feira, 05/12/2019
15:18:08
informe o texto

Notícias / Polícia

01/12/2019 às 11:28

Ateliê sofre atentado e estátua 'Emanuel do Paletó' é derrubada no Centro de Cuiabá; vídeo

O monumento feito pelo escultor Amâncio Ribeiro seria utilizado para a carreata contra a corrupção e pela retomada da CPI do Paletó, que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro

Alline Marques

Ateliê sofre atentado e estátua 'Emanuel do Paletó' é derrubada no Centro de Cuiabá; vídeo

Foto: Reprodução

O escultor Amâncio Ribeiro teve a estátua feita em protesto ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) numa referência ao vídeo do dinheiro no paletó derrubada num ato de vandalismo na madrugada deste domingo. O ateliê do artista fica localizado na Avenida Barão de Melgaço próximo à Câmara de Cuiabá.

De acordo com Amâncio, um veículo cinza amarrou uma corda no pescoço da estátua, que ficava na calçada, e puxou derrubando o monumento. No entanto, o artista não se deixou abater e prometeu reconstruir a estátua e fazer mais duas.

 A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência de atentado ao ateliê. A estátua iria estar presente na carreata #FORAPALETÓ que será realizada no dia 8 de dezembro na Capital, em protesto contra a corrupção e pela reabertura da CPI do Paletó.

Amâncio destacou ainda que as imagens da estátua destruídas vão percorrer no mundo. “Isto é um atentado primeiro criminoso, na porta de uma artista, segundo um atentado à arte. E mostra que este é um Brasil que não queremos”, afirmou em vídeo que viralizou.

Para o escultor, atitudes como esta remetem à ditadura, período que ele viveu na década de 70 e não se pode admitir este tipo de ação. 

A estátua estava sendo construída há 45 dias e possui cerca de 3 toneladas e 4,5 metros de altura. A escultura é chamada de “São Paletó”. 

Leia mais: Homem protesta contra prefeito e secretário ‘acaba’ com ato - imagens

Nesta semana, o sociólogo Hélio Silva, ex-militante do PDT teve seu protesto barrado pelos agentes da Secretaria de Ordem Pública. Ele armou uma tenda na Avenida do CPA com um boneco do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vestindo um paletó com dinheiro caindo do bolso, porém, foi interrompido pelos fiscais que retiraram todos os apetrechos do local.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet