Cuiabá, sexta-feira, 06/12/2019
02:13:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

02/12/2019 às 13:25

87% da área de soja está semeada

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, a semeadura está praticamente encerrada

Leiagora

87% da área de soja está semeada

Foto: Reprodução

O plantio da safra de soja 2019/20 atingiu na última quinta-feira (28) 87% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural, avanço de 8 pontos porcentuais em uma semana. O número representa ainda atraso ante os 93% plantados no mesmo do mesmo período do ano passado, mas está em linha com a média de cinco anos.

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, a semeadura está praticamente encerrada, com apenas áreas isoladas no Leste do Estado a serem plantadas, segundo a AgRural.

"Essa é a única região mato-grossense, aliás, onde está faltando um pouco de chuva - mas nada que chegue a ameaçar o potencial produtivo por enquanto. No resto do Estado, a soja se desenvolve bem e os produtores esperam uma boa safra", informa a consultoria, em boletim semanal.

O plantio também está em reta final no Paraná, alcançando 98% da área estimada, e em Mato Grosso do Sul, atingindo 97% da área a ser semeada. "As chuvas da semana passada foram esparsas e acumularam volumes irregulares, mas foram muito bem-vindas para melhorar a umidade e levar alívio às lavouras. As precipitações, neste caso um pouco mais generosas, também foram muito bem-vindas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás e não chegaram a atrapalhar muito os trabalhos no Rio Grande do Sul", relata a consultoria.

Os destaques da semana, salienta a AgRural, foram o Rio Grande do Sul e a Bahia. No Rio Grande do Sul, a semeadura continuou em ritmo forte, passando de 59% para 82% da área plantada, avanço de 23 pontos porcentuais na semana. A Bahia também registrou salto no plantio na semana, com chuvas mais regulares atingindo o Oeste do Estado.

"Mas a semeadura baiana ainda está atrasada. Também há atraso considerável no Piauí. Tocantins e Maranhão também estão atrasados em relação ao ano passado, mas alinhados à média de cinco anos", ressalta a consultoria.

Em geral, os trabalhos de campo estão atrasados no Matopiba (acrônimo formado com as iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mas as previsões de chuva apontam cenário um pouco melhor para a região neste início de dezembro, apesar da distribuição e dos volumes ainda não parecerem tão satisfatórios, de acordo com informações da consultoria.

A AgRural estima que a área plantada com soja no País na temporada 2019/20 alcance 36,4 milhões de hectares, aumento de 1,5% sobre o ciclo anterior. A produção potencial - baseada, por enquanto, em linha de tendência de produtividade - é calculada em 120,7 milhões de toneladas. Em dezembro, a AgRural substituirá as linhas de tendência por estimativas de produtividade por Estado, informa a consultoria.
Direto de São Paulo, DiretIsadora Duarte, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet