Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:02:25
informe o texto

Notícias / Política

04/12/2019 às 18:03

Prisão em segunda instância será votada quarta e Selma diz que é 'vitória para soberania do país'

Juíza Selma (Podemos-MT) defende constitucionalidade da prisão em 2ª instância e acredita em aprovação rápida

Leiagora

Prisão em segunda instância será votada quarta e Selma diz que é 'vitória para soberania do país'

Foto: Assessoria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) irá votar a proposta que prevê a prisão em segunda instância na próxima quarta-feira (11). A senadora relatora do projeto, Selma Arruda (Podemos-MT) considerou o fato como uma grande vitória para a 'soberania do país'.

“Passo importantíssimo para o País e para a soberania do Senado como casa legislativa. O PL 166 de 2018 é viável e constitucional e será aprovado rapidamente”, publicou em suas redes sociais hoje à tarde.

O anúncio foi feito pela presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), após o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, afirmar durante audiência pública realizada hoje no Senado que não vê motivos para postergar a aprovação de propostas no Congresso para restabelecer a prisão após condenação em segunda instância.

A proposta altera o artigo 283 do Código de Processo Penal, estabelecendo a seguinte redação: “A prisão por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente decorrente de juízo de culpabilidade poderá ocorrer a partir da condenação em segundo grau, em instância única ou recursal”. 

O PLS é terminativo, ou seja, se aprovado na comissão, pode ir diretamente para a Câmara, a não ser que haja recurso para que a matéria seja votada no plenário do Senado. A proposta, diferentemente da PEC que tramita na Câmara, necessita apenas de aprovação da maioria simples nos plenários das duas Casas.
Informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet