Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:13:41
informe o texto

Notícias / Judiciário

08/12/2019 às 13:15

OAB-MT adere campanha pelo fim da violência contra mulher

A mobilização é intitulada de "Homens pelo fim da violência contra as mulheres"

Leiagora

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) aderiu a Campanha do Laço Branco, cujo tema é “Homens pelo fim da violência contra as mulheres”. Hoje, mais de 60 países estão juntos, atuando pelo fim da violência contra mulheres e meninas, pela igualdade de gênero em todas as esferas, por relacionamentos saudáveis e pelo fim de comportamentos machistas e sexistas enraizados na sociedade.

A Campanha do Laço Branco surgiu no Canadá em 6 de dezembro de 1989, quando o jovem Marc Lepine (25 anos), armado com uma submetralhadora, entrou na Escola Politécnica de Montreal e determinou que todos os homens se retirassem, deixando apenas as mulheres. Lepine atirou nas 14 mulheres que permaneceram no local. Todas morreram e ele cometeu suicídio.

Após o episódio, no dia 6 de dezembro daquele ano vários homens saíram às ruas vestindo roupas brancas, a fim de afirmar que não concordavam com a atitude do assassino, bem como abominavam a prática de violência contra mulheres e, assim, se consagrou o Dia Internacional de Mobilização Masculina pelo Fim da Violência Doméstica.

No Brasil, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi estabelecido pela Lei nº 11.489, de junho de 2007.

 

Direto de Cuiabá, Assessoria da OAB-MT.

 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet