Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:34:13
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/12/2019 às 08:31

MPE firma convênio com IFMT para produzir laudos e perícias técnicas

O reitor do IFMT explicou que todos os campi serão envolvidos na parceria

Leiagora

MPE firma convênio com IFMT para produzir laudos e perícias técnicas

Foto: Assessoria

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian Silva de Paula, assinou, na manhã desta segunda-feira (09), em seu gabinete, um convênio com a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Eunice Helena Rodrigues de Barros, para o IFMT produzir laudos e perícias técnicas para o MPMT. É a primeira vez que o Instituto Federal assina um convênio dessa natureza com a referida instituição.

O reitor do IFMT explicou que todos os campi serão envolvidos na parceria, pois cada campus tem uma expertise e, dependendo da demanda do Ministério Público, será trabalhado de acordo com cada arranjo produtivo local. Willian explanou que se o MPMT precisar de pericia técnica, e se o IFMT estiver capacitado para atender essa demanda, será atendido.

Para a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, “a parceria do IFMT com o MPMT vem realmente ao encontro da finalidade do que é o Ministério Público para a sociedade. E o IFMT irá auxiliar, nesse sentido, em todas as áreas de atuação, estimulando a produção e o intercâmbio de conhecimento científico com a emissão de pareceres e relatórios técnicos”.

Sobre o convênio, Eunice Helena Rodrigues de Barros salienta que será “de suma importância porque falta para o Ministério Público essa parte da perícia técnica. Nós não temos isso. Esse convênio vem realmente nos dar esse apoio tão essencial no desenvolvimento das nossas atividades e quem sai ganhando é a sociedade”.

O reitor, ao ser questionado sobre a participação dos alunos nesse convênio, disse que, em todos os projetos, a instituição busca envolver os estudantes, pois eles precisam da prática.

“Será o momento de colocar a teoria em prática nesse convênio junto ao Ministério Público. Destaco ainda que nossos alunos sempre são orientados por um professor, seja em um laboratório ou no campo”, conta o reitor.

Willian de Paula afirmou ainda que esse convênio faz com que o Instituto Federal de Mato Grosso cumpra a sua missão de educar para a vida e para o trabalho.

“Ao sermos parceiros em projetos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, nos aproximamos da sociedade. Quando emitimos um laudo, seja de questões topográficas ou de análises ambientais, nossos profissionais, técnico-administrativo ou docente, juntamente com nossos alunos promovem ações para a sociedade, através do Ministério Público, que é um parceiro e que aloca recursos também na nossa instituição, seja em projetos de extensão ou em projetos futuros de pesquisa. Isso faz com que as duas instituições cresçam e realizem um bom trabalho para a sociedade mato-grossense”, ressalta Willian de Paula.

Sobre a assinatura do convênio, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público de Mato Grosso afirmou que o IFMT é uma instituição reconhecidamente de extrema competência.

“A gente sabe que os profissionais que aqui trabalham são pessoas com uma expertise bem aprimorada e capacitada, tanto que são professores. E isso fez com que a gente buscasse essa parceria para atender essa demanda, principalmente na área de meio ambiente. O promotor da área não tem esse entendimento técnico, ele tem o entendimento legal. Unindo com o técnico, faz o casamento perfeito para que a gente possa, em beneficio da sociedade, mover as ações necessárias, como por exemplo, para pedir uma reparação de um dano ambiental”, finalizou Eunice Helena Rodrigues de Barros.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet