Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
18:15:11
informe o texto

Notícias / Geral

11/12/2019 às 12:45

Pessoas vivendo com HIV têm tratamento de referência oferecido pelo SUS

Além dos suportes de testagem rápidas que permitem celeridade nos diagnósticos, o SAE fornece os medicamentos para tratamento.

Leiagora

Pessoas vivendo com HIV têm tratamento de referência oferecido pelo SUS

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua regularmente na conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis em Cuiabá. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá é referência em atendimento contínuo e humanizado para pessoas soropositivas, com Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na capital e para outros municípios do estado.

Além dos suportes de testagem rápidas que permitem celeridade nos diagnósticos, o SAE fornece os medicamentos para tratamento das ISTs e a Profilaxia Pre Exposição (PrEP).

De acordo com a coordenadora do SAE, Kamylla Reis, atualmente cerca de 4.500 pessoas estão cadastradas para o acompanhamento de tratamento para HIV/Aids. Além disso, o SAE atende em média 500 casos de ISTs ao mês, entre sífilis, gonorréia, clamídia, HPV e outras.

“Em Cuiabá surgem em média, 400 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids a cada ano. O perfil da maioria de novos casos dos usuários do serviço é de jovens entre 18 e 28 anos, ensino médio completo a superior completo, homens homossexuais e heterossexuais, solteiros”, revela a coordenadora.

Kamylla comenta ainda que o número de infectados pode ser maior, visto que muitas pessoas não têm conhecimento de que possuem o vírus ou não procuram tratamento especializado, como o oferecido no SAE. As pessoas que tem o diagnóstico do HIV confirmado devem procurar o atendimento no SAE, para realizar o tratamento de forma gratuita.

“Os medicamentos para tratamento do HIV são os antirretrovirais, que são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos da Profilaxia Pre Exposição também são fornecidos pelo Ministério e dispensados à população que se encaixe dentro dos critérios de elegibilidade”, explica.

Em alusão ao Dezembro Vermelho, a coordenação do Programa IST / AIDS e Hepatites Virais, juntamente com o SAE vão realizar, na próxima quinta-feira (12) uma roda de conversa com os profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC no período da manhã. À tarde, das 13h às 16h a equipe do SAE estará no HMC realizando testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

“Temos trabalhado estratégias para intensificar a conscientização da população sobre os riscos, investindo em medidas que deem celeridade aos diagnósticos e tratamentos às doenças. A idéia é evitar uma epidemia das IST em Cuiabá, especialmente da Sífilis, que é porta de entrada para o vírus do HIV. Nosso objetivo é diminuir o número preocupante de novos casos e oferecer o melhor atendimento que possibilite qualidade de vida a estes usuários do Sistema Único”, disse Mariella Padilha, Coordenadora Técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais.

 
Com informações da Assessoria, Roberto Penha, Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet