Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
11:22:32
informe o texto

Notícias / Geral

11/12/2019 às 14:15

Câncer de pele: é preciso ficar atento no verão

Esse tipo de tumor é o mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Leiagora

Câncer de pele: é preciso ficar atento no verão

Foto: reprodução

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove este mês a campanha Dezembro Laranja. O objetivo é alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. Esse tipo de tumor é o mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Pintas, manchas e até mesmo feridas que não cicatrizam podem ser um sinal do problema. Os raios-ultravioleta facilitam alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento de tumores de pele. Entretanto, existem outros fatores, como predisposição genética, herança familiar e radioterapia de outras fontes que não o sol.

Causas

A exposição ao sol, calor, banho de mar ou de piscina requer muito mais cuidado com o corpo. Todos esses fatores reunidos podem provocar problemas simples, estéticos, ou até mais graves, como o câncer de pele.

Cuidados

Em primeiro lugar é fundamental fazer a limpeza de pele de forma adequada, com produtos específicos. Sobre o protetor solar, o ideal é que se aplique a cada duas ou três horas, principalmente se estiver suando muito ou nadando.

Vale lembrar que o sol nasce todos os dias e está presente mesmo em dias nublados. Por isso, não deixe de utilizar o protetor. Quanto mais alto o fator, melhor. O mínimo recomendado é 15.

 
Direto do Estadão, Júnior Batista
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet