Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:31:34
informe o texto

Notícias / Política

12/12/2019 às 06:30

Agro se movimenta para lançar candidato ao Senado e quatro nomes são cotados

O agro acabou não elegendo nenhum senador ligado ao setor e agora tenta se unir em torno de um nome para garantir representação no Senado.

Alline Marques

Agro se movimenta para lançar candidato ao Senado e quatro nomes são cotados

Foto: Agência Senado

Os pré-candidatos à vaga da Juíza Selma Arruda, que teve o mandato cassado na última terça-feira (10), começam a surgir nos bastidores, mesmo sem ter uma data definida para nova eleição ocorrer. E as lideranças do agro se articulam para conseguir eleger um representante do setor, já que na disputa em 2018 acabaram não fazendo nenhum candidato ligado diretamente ao segmento.

A novidade neste cenário é o nome do produtor rural, presidente da Aprosoja Mato Grosso e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, ainda desconhecido na política, mas que vem se destacando na atuação da classe em Mato Grosso, principalmente por se posicionar em momentos decisivos em defesa dos produtores. Polêmico e de personalidade forte, Galvan começa ser visto como um líder entre o grupo e até já tem apoio em pelo menos 60 municípios.

Além dele, outro nome que começa ganhar força nos bastidores é o do vice-governador, Otaviano Pivetta (PDT), que viria com apoio dos deputados também, além é claro do governador Mauro Mendes (DEM). Pivetta é referência na política por suas gestões como prefeito em Lucas do Rio Verde, cidade que possui bons resultados na educação. Além disso, já exerceu mandato de deputado estadual.

Tem ainda o deputado federal Neri Geller (PP). Ele já foi ministro da Agricultura e é considerado uma forte liderança para o setor do agronegócio. Atualmente, é líder também da bancada de Mato Grosso e tem conseguido avançar nas negociações com o governo Federal.  

Outro candidato ligado ao agro é Carlos Fávaro (PSD) que inclusive terminou em terceiro na eleição do ano passado. O ex-vice-governador tentou inclusive, na justiça, assumir a vaga da senadora Selma até a realização da nova eleição, no entanto, o pedido foi negado pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O social-democrata teve que superar o desgaste causado pela gestão de Pedro Taques (PSDB) e mesmo tendo se aliado ao grupo de oposição, não conseguiu superar Jayme Campos (DEM) e Selma na disputa. Agora deve voltar ao pleito buscando novamente atrair o agro pro seu lado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet