Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:23:32
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

12/12/2019 às 15:02

Morre o 1º reitor eleito da UFMT

Leiagora

Morre o 1º reitor eleito da UFMT

Foto: AL-MT

Segundo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e primeiro a ser eleito,  o advogado Benedito Pedro Dorileo, 85 anos, faleceu nesta quinta-feira (12). 

O corpo será velado na capela Jardins. A causa da sua morte não foi divulgada. 

Breve histórico

Benedito Pedro Dorileo era advogado,  político, professor, especialista em  Direito Educacional, historiador e  escritor. Nasceu em Cuiabá, no dia 10 de dezembro de 1934. Deu aulas o  Colégio Salesiano São Gonçalo e na então Escola Técnica Federal de Mato Grosso, além de ser professor fundador da UFMT, onde viria a se tornar reitor, sendo uma das pessoas que mais se dedicou à implantação da instituição em Mato Grosso. Grande conhecedor de Direito, instalou no próprio escritório a primeira  Defensoria Pública. Foi membro fundador do Conselho Superior do Ministério Público (CNMP) e alcançou o cargo de procurador de Justiça. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Mato Grosso e também atuou na área da comunicação, em jornais, rádios e TVs.

Publicou os livros Miçanga (1971),  Egéria Cuiabana (1976), Universidade, o Fazejamento (1978), Pensar para fazer (1984), Centenário da Egéria Cuiabana (1995), Nomeação de Reitor (1996), Cholo (2003), Ensino Superior em Mato Grosso (2006), Zulmira Canavarros, a Egéria Cuiabana (2016), Folhas  Evocativas, (2019).


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet