Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:47:20
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/01/2020 às 14:15

Selma se manifesta no STF para impedir que Fávaro ocupe sua vaga

A defesa da ex-juíza alega que o pedido de Fávaro já foi negado no TSE quando Selma foi cassada

Luana Valentim

Selma se manifesta no STF para impedir que Fávaro ocupe sua vaga

Foto: Giuseppe Feltrin/Leiagora

A defesa da senadora Selma Arruda (Podemos) ingressou nesta sexta-feira (10) junto ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação contra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada junto a Corte Superior pelo Partido Social Democrático.

O diretório nacional do PSD entrou com pedido de liminar no STF nessa segunda-feira (06) para que o ex-vice-governador Carlos Fávaro ocupe a vacância no Senado deixada por Selma, cassada na Corte superior por caixa 2 e abuso de poder econômico. O social democrata quer ocupar a vaga até realização de nova eleição. 

A defesa alega na liminar que o fato de não haver suplentes que possam ficar no lugar da senadora, já que toda a chapa foi cassada, cabe então ao candidato mais bem votado na última eleição, ou seja, o 3º colocado substitui-la no Senado. Pelo menos até que o STF decida por definitivo sobre esta questão.

Por outro lado, a defesa de Selma pontua que Fávaro foi derrotado na eleição passada recebendo apenas 15,8%. Ainda ressaltou que os advogados do social democrata já haviam solicitado junto ao TSE para que ele assumisse o cargo até que houvesse uma nova eleição, mas os ministros rechaçaram o pedido.

Selma pontua que o acórdão com a decisão de sua cassação foi publicado na data de 19 de dezembro de 2019. E ela ainda pode ingressar com embargos de declaração ou interposto Recurso Extraordinário junto ao STF.

Outro ponto citado pela defesa é que não há como um candidato derrotado na última eleição ocupar um cargo que ainda não está vago. “A Constituição Federal prevê um rito específico para que seja declarada a perda do mandato, com as garantias inerentes à ampla defesa. Desconsiderar ou suplantar tal rito implica em grave ameaça à separação dos Poderes e à autoridade constitucional do Senado Federal”.

E como não houve, até o momento, o rito supracitado e Selma continua ocupando o cargo de senadora de maneira legal, qualquer discussão contrária acaba por adentrar indevidamente em matéria interna corporis do Parlamento.

O trâmite só poderá iniciar após o término do recesso parlamentar, no dia 2 de fevereiro de 2020. Antes da conclusão do processo, não há possibilidade de substituição da cadeira no Senado, considerando que segue legalmente ocupada.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet