Cuiabá, terça-feira, 21/01/2020
08:18:47
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/01/2020 às 10:43

Colheita de soja da safra 19/20 em MT começa com leve atraso

Segundo o órgão ligado aos produtores, a colheita de soja registra um atraso de 3,83 pontos percentuais

Leiagora

Colheita de soja da safra 19/20 em MT começa com leve atraso

Foto: Reprodução

A colheita de soja da safra 2019/20 em Mato Grosso, principal produtor brasileiro da oleaginosa, atingiu 1,79% da área plantada no Estado até esta sexta-feira, estimou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o órgão ligado aos produtores, a colheita de soja registra um atraso de 3,83 pontos percentuais em relação ao verificado nesta mesma época da safra anterior, quando o clima permitiu um plantio antecipado.

Ainda assim, a colheita de soja também tem atraso de 0,8 ponto percentual na comparação com a média de cinco anos para este período.

O Imea apontou que os trabalhos avançaram 1,56 ponto percentual ante a semana anterior, quando efetivamente houve o primeiro registro de área colhida.

Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, a colheita no Estado deve se intensificar mais tarde neste ano e caminhar muito próxima à media de cinco anos, podendo avançar “um pouco mais que a média” em fevereiro.

“Pode ser que em fevereiro a gente compense essa retração de janeiro”, disse ele.

O Paraná, outro importante produtor brasileiro, registrou nesta semana as primeiras áreas colhidas de soja.

Além disso, o Imea já registra plantio em 0,36% da área de segunda safra de milho em Mato Grosso, com atraso de 1 ponto percentual ante a temporada passada.

 
Direto da redação, Reuters

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet