Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:31:10
informe o texto

Notícias / Política

25/01/2020 às 08:34

Dos 25 vereadores, apenas três devem ficar de fora do pleito à reeleição

Trata-se de Justino Malheiros (PV), Gilberto Figueiredo (PSB) e Felipe Wellaton (PV).

Kamila Arruda

Dos 25 vereadores, apenas três devem ficar de fora do pleito à reeleição

Foto: Câmara de Cuiabá

Apenas três dos 25 vereadores não devem disputar a reeleição no pleito de outubro deste ano. Trata-se de Justino Malheiros (PV), Gilberto Figueiredo (PSB) e Felipe Wellaton (PV). Destes, dois deverão tentar viabilizar seu nome para a disputa majoritária do ano que vem na Capital.

O parlamentar socialista, que se encontra afastado do mandato desde janeiro, aguarda a janela partidária para trocar o PSB pelo Democratas (DEM). Nos bastidores, ele vem sendo cotado para ser o candidato do governador Mauro Mendes (DEM) a prefeitura de Cuiabá.

Atualmente, ele responde pela Secretaria de Saúde do Estado. Contudo, Gilberto acompanha o chefe do Executivo Estadual desde a época em que ele comandava o Palácio Alencastro, quando ocupou o cargo de secretário de Educação.

A sua candidatura a vereador no ano de 2016, inclusive, foi viabilizada e apoiada por Mendes. Apesar disso, Gilberto não confirma nem desmente os boatos. Contudo, já é certo que o parlamentar não disputará a reeleição para vereador. Isto porque, caso a sua candidatura majoritária não vingue, a tendência é que ele continue atuando no primeiro escalão estadual.

Wellaton também está pronto para trocar de partido, aguardando apenas a janela partidária que será aberta em abril de 2020. Ele deixará o Partido Verde (PV) para se filiar ao Cidadania, o qual promete dar todo o respaldo para o parlamentar em uma eventual candidatura a Prefeitura da Capital.

O Cidadania é conduzido no Estado pelo advogado Marco Marrafon, ex-secretário estadual de Educação da gestão Pedro Taques (PSDB), e na Capital a legenda está sob o comando de Alexandre Cesar Lucas, chefe de gabinete do próprio Wellaton.

Já o ex-presidente do Parlamento Municipal Justino Malheiros não tem projetos políticos para o futuro. O parlamentar não deverá disputar a reeleição para se dedicar a sua saúde. 

Assim como na última eleição, o número de parlamentares que não deve encarar as urnas no ano que vem é baixo. Em 2016, apenas quatro dos 25 vereadores daquela legislatura não disputaram a reeleição. Trata-se de Domingos Sávio, Faissal Calil (PV), Haroldo Kuzai e Leonardo de Oliveira. Destes, entretanto, os únicos que não atuam no meio político são Haroldo e Leonardo.

Os outros nove vereadores não conseguiram se reeleger. Trata-se de Adilson da Levante (PSB), Oséas Machado (PSC), Lueci Ramos (PSDB), Maurélio Ribeiro (PSDB), Allan Kardec (PT) Arilson da Silva (PT), Onofre Júnior (PSB), Marcus Fabrício (PTB) e ainda Néviton Fagundes (PRB).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet