Cuiabá, sábado, 22/02/2020
22:10:11
informe o texto

Notícias / Política

21/01/2020 às 20:23

TRE-MT define nesta quarta critérios e a data da eleição para o Senado

O pleito será para preencher a vaga deixada por Selma Arruda (Podemos) que teve o mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico.

Kamila Arruda

TRE-MT define nesta quarta critérios e a data da eleição para o Senado

Foto: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) define nesta quarta-feira, dia 22, os critérios e prazos para a eleição suplementar que preencherá a vaga deixada pela juíza aposentada Selma Rosane de Arruda (Podemos), que teve o mandato cassado no final do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pleno da Corte Eleitoral se reúne em sessão plenária para votar a resolução que tratará do pleito. A tendência é que o pleno acate a orientação da equipe técnica da Corte, que sugeriu que o pleito fosse realizado em 26 de abril, seguindo o acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou que fossem convocadas novas eleições em um prazo de 90 dias desde a sua publicação, que ocorreu no último dia antes do recesso. 

A sugestão da equipe técnica leva em consideração todos os tramites que antecedem a eleição, tais como convenção, registro de candidatura impugnação, campanha, etc.

Desta forma, aconselha que o Tribunal fixe a até 12 de março, como data para realização das convenções partidárias para definir candidaturas. O registro das candidaturas, por sua vez, deverá ocorrer até 17 de março.

As propagandas poderão ser realizadas entre 18 de março até a véspera da eleição. No rádio e TV, elas começam em 21 de março. 

O pleito é realizado no dia 26, com o resultado sendo divulgado no mesmo dia. As prestações de contas devem ocorrer até 30 de abril e a diplomação dos eleitos em 21 de maio.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet