Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
17:17:24
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2020 às 08:15

Mendes está na bronca com União por promessa não cumprida e cobra dinheiro do VLT

A bronca é porque o ministro de Economia, Paulo Guedes, prometeu mais de uma vez o envio dos recursos do FEX, porém, até agora não foi cumprido.

Kamila Arruda

Mendes está na bronca com União por promessa não cumprida e cobra dinheiro do VLT

Foto: Giuseppe Feltrin/Leiagora

O governador Mauro Mendes (DEM) afirma que irá cobrar do ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, os recursos para a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

Nesta semana, o integrante do primeiro escalão da república chegou a garantir ao senador Wellington Fagundes (PR), que há recursos disponíveis para conclusão da implantação do novo modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o ministro, os contratos de financiamento do VLT se encontram ativos e disponíveis. São recursos contratados junto à Caixa Econômica Federal e BNDES e cuja utilização vai depender da avaliação final sobre a obra.

“Semana que vem vou a Brasília para ele [Canuto] me mostrar onde está esse dinheiro, porque uma coisa é falar. Vou ao Ministério e ver quanto ele vai dar, quero o dinheiro”, rebateu o chefe do Executivo Estadual. 

Mendes vai mais além e ainda lembra que o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) ainda não foi repassado. “Cadê o nosso FEX que ia vir no final do ano. Eu ouvi do Paulo Guedes umas 10 vezes, na frente de várias pessoas, que ele ia pagar o FEX. Em uma das reuniões ele, inclusive, chegou a se irritar com o senador Jayme Campos. Pagou? Não, não pagou. Então, vou lá no Canuto e vou querer saber cadê o dinheiro para o VLT”, alfinetou.

Assim que assumiu o comando do Palácio Paiaguás em janeiro de 2019, Mendes prometeu que daria uma resposta quanto às obras do VLT dentro de um ano. Uma comissão técnica especial, inclusive, chegou a ser formada para analisar as alternativas viáveis a serem adotadas pelo Governo do Estado.

O governador afirma que o estudo ainda não foi concluído e, por isso, ainda não apresentou nada de concreto para a população. De acordo com ele, o atraso se deve a mudanças ocorridas no Governo Federal.

“Nunca disse que não ia retomar as obras do VLT. Pedi um ano para dar essa solução, mas infelizmente não foi possível. Criamos uma comissão com vários profissionais do governo estadual e federal, que estão trabalhando nisso junto. Acontece que, foi trocado três vezes o secretario nacional de Mobilidade Urbana, e isso atrapalha um pouco”, explicou.

A promessa do atual secretário Nacional de Mobilidade, 
José Carlos Medaglia, é de que o estudo será apresentado no dia 10 de fevereiro para o governo estadual. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet