Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:20:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/01/2020 às 10:50

Dia de campo em Sorriso foca no controle de manchas foliares na cultura da soja

Evento será realizado no dia 31 de janeiro, em estação experimental, e está com inscrições abertas

Leiagora

Dia de campo em Sorriso foca no controle de manchas foliares  na cultura da soja

Foto: Assessoria

Com o objetivo de apresentar as mais recentes pesquisas sobre o controle e manejo de manchas foliares - principalmente de Doenças de Final de Ciclo (DFCs) e mancha-alvo - na cultura da soja, a Proteplan realiza no dia 31 de janeiro o “Open Sky Soja”, dia de campo que será realizado na Estação Experimental Fazenda Santa Anastácia, em Sorriso (a 400km de Cuiabá).

Na ocasião, poderão ser vistos ensaios de manejo considerando as particularidades da região, bem como uma vitrine com 53 cultivares de soja de diferentes características agronômicas.

O evento está com inscrições abertas, que podem ser realizadas clicando aqui, e é focado em produtores rurais, consultores e técnicos da cadeia produtiva da oleaginosa. A participação não tem custos, mas as vagas são limitadas.

A programação começa às 7h e será dividida em três momentos. Na primeira parte, os pesquisadores à frente da Estação Experimental – Ivan Pedro, Fabiano Siqueri e Alana Tomen – apresentarão em campo os levantamentos que têm sido realizados e o desenvolvimento das doenças foliares e suas possíveis soluções de manejo.

Em um segundo momento, os participantes poderão ter acesso às vitrines das 53 cultivares de soja de diferentes empresas detentoras. São elas: Advanta, Brasmax, Credenz, Donmario, Limagrain, Monsoy, Neogen, Nidera, Pioneer, Seed Corp HO, Soytech e TMG.

Já no terceiro momento, o Open SKy Soja terá um circuito de palestras com temas relevantes para o setor. A primeira será com Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, que falará sobre “Previsões climáticas para a colheita da soja e para as culturas da 2ª safra”.

Em seguida, a doutora em Fitopatologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Solange Maria Bonaldo, conduzirá a palestra “Cenário de doenças e seus impactos na cultura da soja, safra 2019/20”. Já a terceira e última palestra contará com o tema “Distúrbios fisiológicos na cultura da soja ocorridos na safra 2019/20”, com o doutor em Fisiologia, também pela UFMT, Carlos Vinicio Vieira.
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet