Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:26:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/01/2020 às 07:56

Grupo Dal Molin entra com pedido de recuperação judicial

A recuperação judicial tem como consequência automática a suspensão de todas as ações e execuções em desfavor do Grupo Dal Molin por 180 dias

Luana Valentim

Grupo Dal Molin entra com pedido de recuperação judicial

Foto: Reprodução da internet

A juíza da 1° Vara Civil da Comarca de Sorriso Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande determinou a realização de procedimento prévio ao exame do pedido de recuperação judicial apresentado pelo Grupo Dal Molin, pertencente a família do deputado estadual Xuxu Dal Molin.

O objetivo é constatar as reais condições de funcionamento do Grupo, bem como a verificação da completude e da regularidade da documentação apresentada por eles, previamente ao exame do requerimento de processamento da recuperação judicial que, tem como consequência automática, a suspensão de todas as ações e execuções em desfavor do devedor, pelo prazo de 180 dias.

O Grupo alegou que a folha de pagamento atinge o montante de R$ 3.137.750,00/ano, gerando encargos e impostos de aproximadamente R$ 2.450.000/ano, considerando os 55 colaboradores fixos, sem contar os cerca de 100 contratos de trabalho temporário, com permanência média de seis meses.

“Em decorrência de adversidades climáticas, tanto assim que no ano de 2004 a região norte de Mato Grosso decretou “Estado de Emergência” em vários municípios, a quebra da produção de algodão foi significativa. Além disso, as recentes mudanças na política tributária estadual afetaram o setor agrícola. Já no ano de 2014, houve nova quebra de safra causada pelo excesso de chuvas, quando o Grupo passou a enfrentar um forte estrangulamento do fluxo de caixa”, pontuou.

Os Dal Molin ainda pontuaram que a produtividade média da soja reduziu de 56 sacas/ha para 35 sacas/ha, além de coincidir com a queda abrupta dos preços na Bolsa de Chicago, o que agravou seriamente a situação financeira do Grupo.

No entanto, em 2018 o Grupo Dal Molin decidiu retomar o plantio de algodão motivado pelas tendências positivas que se apresentavam para o setor. Assim, recebeu uma proposta da empresa EISA – Empresa Integragrícola S/A para participar da Beneficiadora de Algodão Cotton 163 S/A. O investimento foi realizado pela EISA com o objetivo de adquirir 100% da matéria prima a ser beneficiada na indústria. A composição societária foi ajustada, sem aporte financeiro por parte do Grupo.

O Grupo empreendeu o plantio de algodão em 2019 com a expectativa de finalizar a colheita no final de julho, todavia, no decorrer do plantio, houve uma reversão na tendência dos preços internacionais que resultou em uma queda acentuada entre junho e agosto.

Destacam ainda que o projeto atrasou o seu início causando sérios distúrbios na programação operacional e financeira do Grupo que se viu obrigado a redirecionar os carregamentos para outras beneficiadoras de algodão, além de ter que arcar com o desembolso adicional de frete, sofrendo ainda deságio relativo a qualidade do produto que se encontrava em deterioração.

Além disso, a indústria sofreu um incêndio no dia 20 de outubro de 2019 que destruiu parte de suas instalações.

“Portanto, diante da impossibilidade de dar seguimento às suas atividades com o atual nível de endividamento, necessita ser reestruturada de forma que a geração de caixa operacional cubra adequadamente as obrigações assumidas, sem prejuízo da continuidade empresarial e sua função social, razão pela qual requerer seja deferido o processamento da presente Recuperação Judicial”, justificou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet