Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:59:00
informe o texto

Notícias / Geral

28/01/2020 às 18:00

Sema apreende 124 kg de pescado em Várzea Grande

Os peixes das espécies de pacu, pintado e cachara foram apreendidos. Equipe também deteve uma moto, 5 redes e 3 canoas

Leiagora

Sema apreende 124 kg de pescado em Várzea Grande

Foto: Assessoria

Equipe da Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema-MT) apreendeu 124 quilos de pescado na comunidade de Valo Verde, em Várzea Grande MT, na última semana, em operação realizada em conjunto com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema-MT) e a Polícia Militar de Mato Grosso.

Na primeira ação, a equipe apreendeu 100 quilos de peixes das espécies de pacu, pintado e cachara, cinco redes de emalhar e três canoas descaracterizada. O pescado foi doado para a Igreja Pentecostal Vencendo em Cristo em Cuiabá.

Em seguida, a equipe encontrou 24 quilos de pescado em uma moto. Os infratores fugiram e as apreensões foram encaminhadas para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) para que sejam realizados os procedimentos na esfera criminal.

Piracema

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso iniciou no dia 1º de outubro de 2019 e segue até dia 31 de janeiro de 2020. A proibição à pesca, tanto amadora como profissional, abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Neste período é permitida apena a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que se inicia em novembro e termina em fevereiro de 2020. A pesca nos trechos de divisa está liberada, porém o peixe pescado na região não pode ser transportados nem comercializados dentro do território mato-grossense.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281- 4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

 
Direto da redação, Lucas Gabriel Amorim | Sema-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet