Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:10:29
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/02/2020 às 19:20

Vacinação contra febre aftosa alcança 99,8% do rebanho

Esse foi o melhor desempenho entre as campanhas de vacinação já realiza em Mato Grosso

Edyeverson Hilario

Vacinação contra febre aftosa alcança 99,8% do rebanho

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A vacinação contra a febre aftosa dos bovinos e bubalinos com até 24 meses alcançou 99,8% do rebanho mato-grossense durante a última campanha, realizadas no mês de novembro. Os trabalhos cobriram os animais de todos os municípios do estado, incluindo as propriedades do baixo pantanal, que tiveram o rebanho de mamando a caducando vacinado.

Dessa vez, mais de 14,4 milhões dos animais foram vacinados. Volume que efetiva o melhor desempenho entre todas as campanhas de vacinação realizada nos mais de 30 anos de trabalho do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

O esforço conjunto entre os órgãos públicos, associações, iniciativa privada e pecuaristas deram ao Estado o status de livre da febre aftosa com vacinação, com o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

 “Apesar dos índices terem sido muito bons, tudo acima dos 92% (percentual exigido pelo Ministério da Agricultura), vamos intensificar [os trabalhos] nesses que estão um pouco abaixo do que a maioria está”, disse o presidente do Indea, Tadeu Mocelin, ressaltando que o último foco da doença no Estado ocorreu em 1996.

A diretora executiva da Associação dos Criadores (Acrimat), Daniella Bueno disse que os pecuaristas têm trabalhado em conjunto com o serviço especial do Estado e ressaltou que o número de fiscalização, realizado pelo Indea foi “bem acima do que é recomendado pelo Mapa”.

Ainda explicou que “culturalmente o produtor espera essa vacina para manejar o seu rebanho, fazer desmama e realizar outras vacinações. Segundo ela, a Acrimat está aproveitando essas campanhas para capacitar os pecuaristas também. “Caminhamos para uma retirada de vacina então, estamos fazendo uma reforma na maneira de fazer a defesa sanitária no Estado”, observou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que esse trabalho, desenvolvido a muitos anos, “mostra a conscientização e organização dos produtores mato-grossense, visando o bem de todos”. Além disso, o status de livre da febre aftosa com vacinação, dá ao estado “uma certificação para nossa produção e nosso produto. Vendemos uma carne saudável”, frisou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet