Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:06:12
informe o texto

Notícias / Política

04/02/2020 às 09:16

Dilmar critica decisão do STF que determina posse de Fávaro

O deputado também discorda do governo por ter proposto a ação que pedia a posse do terceiro candidato da eleição ao Senado.

Kamila Arruda

Dilmar critica decisão do STF que determina posse de Fávaro

Foto: Angelo Varela

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu a posse do ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) como senador não agradou a algumas lideranças de Mato Grosso. O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), líder do Governo na Assembleia Legislativa, criticou o despacho proferido pelo ministro Dias Toffoli, que determinou que o socialdemocrata assuma imediatamente uma cadeira no Senado de forma interina.

“Acho estranho demais. Nunca tinha visto isso. Nem na legislação é permitido isso. Quando se define pela cassação e se cassa toda chapa, vejo que tem que ter uma eleição suplementar. Se está havendo uma suplementar não tem, de maneira alguma, que colocar o terceiro lugar da eleição anterior para ocupar a vaga”, afirmou o parlamentar.

O democrata vai ainda mais além e critica a postura do governador Mauro Mendes (DEM) que, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), protocolou a ação na Corte Suprema visando à posse de Fávaro. “Eu discordo da ação. Até porque já haverá uma eleição suplementar. Tem que ser respeitada a decisão do TSE”, pontuou.

A liminar foi concedida na última sexta-feira (31), atendendo duas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) protocoladas tanto pelo partido de Fávaro e também pelo Governo do Estado.
 
O argumento foi de que Mato Grosso poderia sair prejudicado com a falta de um representante do Estado no Congresso, uma vez que ficaria com dois senadores enquanto os outros estados permaneceriam com três. Vale lembrar que, na última semana Dilmar se colocou como um dos pré-candidatos à eleição suplementar que ocorrerá em 26 de abril.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet