Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:26:03
informe o texto

Notícias / Política

05/02/2020 às 11:00

Deputados devem antecipar eleição da Mesa Diretora para junho; Botelho e Janaina fazem dobradinha

Os parlamentares estudam essa mudança por conta da gestação da deputada estadual Janaina Riva (MDB). Ela é favorita para o cargo de primeira-secretária

Kamila Arruda

Deputados devem antecipar eleição da Mesa Diretora para junho; Botelho e Janaina fazem dobradinha

Foto: Giuseppe Feltrin/Leiagora

Os deputados estaduais analisam a possibilidade de vir a antecipar a eleição da Mesa Diretora para o final de junho. Regimentalmente, o pleito é realizado no início do mês de setembro. Contudo, os parlamentares estudam essa mudança por conta da gestação da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

A emedebista é a favorita para disputar o cargo de primeira-secretária numa chapa encabeçada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), que deverá ir à reeleição.

O emedebista quer participar ativamente das articulações envolvendo a eleição da Mesa. Na eleição passada, realizada em fevereiro de 2018, a parlamentar também pleiteou o cargo, mas acabou perdendo espaço para o deputado estadual Max Russi (PSB).

Atualmente, ela ocupa o cargo de primeira vice-presidente do Parlamento Estadual.

Para garantir a antecipação do pleito, foi apresentada na sessão desta terça-feira, dia 04, uma Proposta de Emanda Constitucional (PEC) que garante a antecipação da eleição.

Outro motivo que está fazendo com que o assunto seja debatido no Legislativo de Mato Grosso são as eleições municipais de outubro deste ano.

A eleição para Mesa Diretora, segundo o calendário da Assembleia, está marcada para a última sessão ordinária do mês de setembro deste ano. Já a posse dos eleitos acontece no dia 1° de fevereiro de 2021.
A PEC começou a tramitar na sessão desta terça-feira, e terá um rito específico, como cumprir dez sessões e ser analisada por comissões parlamentares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet